“A coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, através do número de telefone na notificação, realizou várias tentativas de contato com a família, inclusive todas caindo na caixa de mensagens. Após conseguir outro número, a coordenadora falou com o pai da criança. Segundo o pai, o aparelho de telefone (número do aparelho informado na notificação) havia sido perdido durante o ocorrido, e, por isso, ele não tinha atendido às ligações”, informou em nota.
No sábado, professores e funcionários da escola em que Maria Luiza frequentava foram imunizados contra gripe.
Médico é condenado a 9 anos de prisão por violação sexual contra paciente grávida em São Leopoldo
Nota da Prefeitura de Sapiranga
O óbito da criança de 11 meses em Sapiranga, em decorrência da Gripe A, ocorreu na quarta-feira, dia 15 de maio. No final da tarde de sexta-feira, 17, a Secretaria Municipal de Saúde teve a confirmação da Gripe A, e conforme a notificação e o material do exame no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), a criança não havia sido vacinada.
A Prefeitura Municipal de Sapiranga, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica tomou todas as providências quanto à notificação compulsória ao Estado e precauções foram tomadas.
Em Sapiranga a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Estratégia de Saúde da Família (ESFs), das 7h15 às17h45, sem fechar ao meio-dia.
As doses só não são disponibilizadas na UPA 24 Horas, na Unidade de Saúde Especializada (USE), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e no prédio da Secretaria de Saúde (ao lado do Hospital Sapiranga), porque estes locais são voltados a serviços de atendimento de emergência e de especialistas.
O Dia D de Mobilização Nacional com todas as unidades de saúde abertas, inclusive a USE, ocorreu em Sapiranga no dia 4 de maio.