Geral
Criminoso morto em confronto baleou criança de 6 anos em Novo Hamburgo
Santana da Boa Vista – A Brigada Militar identificou os dois assaltantes de banco mortos durante confronto nesta madrugada. Os dois são integrantes da quadrilha que atacou a agência do Banrisul de Santana da Boa Vista na sexta-feira e que se refugiou no mato após cerco policial na localidade de Passo das Carretas.
Os dois mortos, identificados como Márcio Soares Rodrigues, 34 anos, e Eder Juliano Guntzel, 37 anos, são oriundos de Novo Hamburgo.
Eder Guntzel, vulgo Repolho, já havia sido condenado pela Justiça hamburguense por ter baleado um menino de 6 anos no dia 8 de fevereiro de 2006, na rua Águas Puras, Vila Diehl. Conforme a denúncia, neste dia, por volta das 20 horas, Repolho e comparsas trocaram tiros com um grupo rival. Contudo, durante o confronto entre as gangues, um dos tiros efetuados por Repolho acabou atingindo a criança, que caminhava pela rua.
O criminoso também acabou sendo baleado pela facção contrária, por isso, acabou sendo identificado, preso e condenado. Segundo testemunhas, a disputa das gangues tinha relação ao domínio do tráfico de drogas e da soberania no bairro. Ao todo, conforme a denúncia, foram mais de 40 tiros disparados na ocasião.
Em setembro de 2007, Eder Guntzel, vulgo Repolho, foi condenado pelo Tribunal do Júri por tentativa de homicídio contra a criança. A pena fixada foi de oito anos de reclusão, no regime fechado.
O mesmo Repolho tem outras condenações por crimes cometidos em Novo Hamburgo. Em 2006 ele foi condenado a sete anos de reclusão por ter estuprado uma mulher. O crime, segundo o processo, aconteceu dia 15 de maio de 2005, por volta das 18h30, na rua Javari, bairro São José. Repolho atacou a vítima com violência e a manteve sob grave ameaça, quando então a estuprou.