Conecte-se conosco

Destaques

Crise na Saúde: Prefeituras não vão receber recursos do Estado

28/11/2018 - 09h43min

Atualizada em 29/11/2018 - 09h10min

Estado – O governo do Rio Grande do Sul anunciou que não vai repassar recursos aos municípios da área da Saúde. A situação está preocupando os prefeitos da região. Com a falta de verba, a dificuldade será para o fechamento das contas de 2018.

Ao Diário, o prefeito de Lindolfo Collor, Wiliam Winck (PP), contou que participou de uma reunião nesta semana para falar do assunto. “A folha está batendo no limite por causa da queda na arrecadação. Estamos mantendo todos os serviços, mas é uma dificuldade de manter os fornecedores em dia. Não atrasamos salários, não deixamos de pagar médicos também, mas os fornecedores que acabam sofrendo, não só na Saúde, mas em outras áreas”, disse.

CARTA DO CONSELHO

O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul enviou uma carta de alerta sobre a situação. “A grave situação instalada resulta na paralisação, redução e suspensão de diferentes serviços de saúde nos municípios do RS, desde a atenção primária até os atendimentos hospitalares, sejam eles para atendimento a sua população ou para população referenciada de outros municípios que gera a desorganização do sistema e a dificuldade do atendimento no tempo certo, no equipamento de saúde adequado levando ao colapso o sistema de saúde gaúcho”, consta.

A carta menciona também que a ‘interrupção e falta de regularidade das transferências de recursos estaduais para os municípios que ocorre desde 2014, causando o endividamento e a insolvência financeira dos municípios e prestadores, não apenas no âmbito da saúde’. No final do documento, o Conselho pede que o Ministério Público faça a abertura de uma ação civil pública contra o Estado.
.

Leia também:

“É Muita crueldade” diz dona de cachorra envenenada em Ivoti

Em busca de vagas nas escolas, pais dormem da Semec de Estância Velha

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.