Geral

Curta-metragem gravado em Nova Petrópolis será exibido no Festival de Cinema de Gramado

17/08/2022 - 16h11min

Aldeia do Imigrante foi usada como cenário (Créd.: Sicredi)

Nova Petrópolis – O curta-metragem “O Caminho de Hans”, primeira produção cinematográfica de ficção brasileira sobre cooperativismo, será exibido em primeira mão nesta quinta-feira, 18, no 50º Festival Internacional de Folclore, em Gramado. A primeira exibição será às 11 horas, no Teatro Elisabeth Rosenfeld. Outras três exibições ocorrerão no Estúdio de Inverno da União FM, em Canela, no dia 20, às 11h30, 15h30 e 17h30, no Multipalco da Praça João Corrêa.

120 anos

O curta faz parte da série de ações em comemoração aos 120 anos da Sicredi Pioneira, que será comemorado no dia 28 de dezembro de 2022. Ambientada no ano de 1903, na comunidade de Linha Imperial, em Nova Petrópolis, a narrativa se passa na perspectiva de um menino e mostra o cooperativismo como oportunidade para transformar a vida de sua família, que passava por problemas financeiros. O Padre Theodor Amstad, patrono do cooperativismo no Brasil e um dos fundadores da Sicredi, é quem, no filme, direciona a família ao cooperativismo, sistema inovador para a época.

Com produção da Convergência Produtora e da Accorde Filmes, as cenas foram gravadas em locações de Nova Petrópolis e Picada Café. No elenco, nomes gaúchos como Antônio Zeni, Betinho Klein (intérprete da Herta), Felipe Kannenberg e Renata de Lélis. O roteiro foi escrito por Leonardo Peixoto e Luiz Alberto Cassol.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário