Geral

Dança, música, choro e alegria: veja como foi a escolha das Soberanas do Folclore de Nova Petrópolis

10/04/2022 - 16h03min

Corte 2019 e corte 2022 (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – Em uma noite de muita emoção, música, dança e, principalmente, diversidade entre as culturas, Mariana Caroline Marcon, do Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein, de Linha Brasil e Linha Araripe, foi eleita a Rainha do Folclore Alemão e representará o município no 49° Festival Internacional de Folclore. Completam a corte Tainara Iasmin Blauth, do Böhmerlandtanzgruppe, de Linha Imperial, como 1ª Princesa, e Thaís Sofia Paetzinger, do Grupo de Danças Folclóricas Internacional, do Centro, como 2ª Princesa.

Rainha Mariana com as Princesas Tainara e Thaís (Créd.: Dário Gonçalves)

A escolha pela nova corte começou já em fevereiro, quando as candidatas passaram por cursos de oratória e outras preparações. Já na tarde sábado, 9, as meninas foram entrevistadas pelos jurados no Parque Aldeia do Imigrante e tiveram um tema sorteado, o qual elas deveriam falar sobre eles durante o baile de escolha.

Início das apresentações (Créd.: Dário Gonçalves)

O quinteto de jurados responsável pela escolha das soberanas foi formado pela mestre em dança, coreógrafa e bailarina Carmen Pretto; pelo jornalista, escritor e historiador Felipe Kuhn Braun; pelo professor doutor Pedro de Alcântara Bittencourt César; pela presidente do Centro Cultural 25 de Julho, de Porto Alegre, Susana Fröhlich; e pela folclorista e tradutora Verônica Kühle.

Corpo de jurados (Créd.: Dário Gonçalves)

O início

O presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis (AGDFANP), Rafael Reidel Haas, fez o discurso de abertura, destacando o papel das quatro candidatas, que se dispuseram a representar o Nova Petrópolis no seu principal evento, o Festival Internacional de Folclore.

Em seguida, o prefeito Jorge Darlei Wolf saudou o público, especialmente os grupos de danças. “A partir de hoje, Nova Petrópolis começa a viver o 49º Festival Internacional de Folclore, e todos estaremos imbuídos deste espírito, de fazer um grandioso evento”, afirmou.

As candidatas, então, entraram no salão carregando os estandartes de seus grupos. Além do Sonnenschein, do Böhmerlandtanzgruppe, do Internacional, e do Volkstanzgruppe Freundschaftskreis (grupo de Itauana), também estavam o Volkstanzgruppe Edelstein, o Lustige Volkstanzgruppe Bergtal e o Schützenhaus Tanzgruppe.

(Créd.: Dário Gonçalves)

Apresentações

Thaís foi a primeira a discursar para os jurados e ao público, seguida de Mariana, Tainara e Itauana. Depois, as candidatas dançaram a valsa, juntamente aos integrantes dos outros grupos e a antiga corte, e então fizeram a apresentação de dança com seus próprios grupos.

Dadas as notas, os jurados se retiraram para fazerem a soma. Enquanto isso, a Rainha Andressa Haas, e as princesas Sara de Freitas Luana Heck da 47ª edição do Festival, contaram histórias sobre seu período de corte, o mais longo da história devido à pandemia, e fizeram seus agradecimentos de forma emocionada.

A coroação

Eram quatro candidatas para apenas três lugares na corte. Cada uma aguardou o resultado junto a seu grupo, em um momento de muita união e torcida. Ali, se tratava mais do que ganhar ou perder, se tratava de representar toda a folclórica história de seu grupo e o nome de Nova Petrópolis em um dos festivais mais importantes do mundo. Por isso, a tensão era grande.

O primeiro nome a ser chamado foi o de Thaís, de apenas 18 anos. Ao ser anunciada como 2ª princesa, o G.D.F. Internacional irrompeu em gritos de alegria e comemoração. Demorou até que a mais nova soberana conseguisse deixar seu grupo e ir receber sua coroa, tamanha era a felicidade.

Thaís Paetzinger (Créd.: Dário Gonçalves)

Em seguida, Tainara, de 20 anos, foi chamada para ser a nova 1ª Princesa. A comemoração vista no G.D.F. Internacional se repetiu no Böhmerlandtanzgruppe. Em meio às lágrimas e sorriso, Tainara foi para o salão receber sua coroa.

Tainara Blauth (Créd.: Dário Gonçalves)

Felicidade e tristeza

Restavam duas candidatas e apenas um lugar na corte, o de Rainha do 49º Festival Internacional de Folclore. Mariana e Itauana aguardavam apreensivas, pois uma delas ficaria de fora. Quando o resultado foi anunciado, as duas choraram, mas de formas distintas. Enquanto Mariana, de 25 anos, festejava e era “engolida” pelo Sonnenschein, Itauana, de apenas 16 anos, recebia também os abraços de apoio do Volkstanzgruppe Freundschaftskreis.

Comemoração pela vitória de Mariana (Créd.: Dário Gonçalves)

Itauana deixou o salão, mas logo depois teve seu nome gritado por todos, mostrando o espírito de união entre os grupos de dança. Aos 16 anos, ela ficou de fora da corte em sua primeira disputa, mas levou consigo a experiência e a confiança do Freundschaftskreis, que acreditou em uma menina tão jovem para ser sua representante no ano em que completam 30 anos de existência. Só este fato, fez dela também uma vencedora.

O 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis acontece de 14 a 31 de julho, na Rua Coberta. O evento é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis.

A música e a dança tomaram conta da noite (Créd.: Dário Gonçalves)

Copyright© 2020 - Grupo o Diário