Destaques
De quem é a culpa? Alagamentos no Centro de Estância Velha geram discussão
Estância Velha – Há alguns dias um dos lados da avenida Sete de Setembro, no Centro, ficou embaixo d’água por conta da forte chuva que caiu durante a segunda-feira, 1º. Os boeiros não deram conta de escoar a água que caiu e, por conta disso, transbordaram deixando a avenida com água quase entrando nas lojas. A população comentou, durante transmissão ao vivo do jornal O Diário, que o problema era comum e já acontecia há muito tempo, sem solução.
Final de semana de experiências para a Escolinha Bola Bola
O questionamento, no entanto, ficou sendo: quem é o culpado?
Segundo informações, o fato da canalização ser antiga, faz com que os boeiros não sejam planejados para o fluxo de água que desce das partes altas da cidade. No entanto, informações da Secretaria de Meio Ambiente e Preservação Ecológica (Semape), afirmam que há mais problemas que causam o alagamento.
Quatro máquinas paradas na Prefeitura a espera de peças
Na mesma semana, funcionários da Secretaria de Obras, fizeram limpeza em alguns pontos da cidade e constataram a presença de muito lixo. Foram mais de 30 kg retirados dos canos. Os resíduos, também, podem ser a causa da difícil vazão da água da chuva em dias de precipitações intensas.
Soluções
Além do óbvio pedido para que a população não deixe o lixo em locais impróprios, criando a possibilidade dele entrar nos boeiros e dificultar o escoamento da água, a Secretaria de Obras trabalha com ideias para melhorar a canalização da cidade e, assim, ajudar no combate aos alagamentos no Centro.
Dois Irmãos pulveriza os votos: mais de 640 fizeram votos
Segundo o secretário Edson Rodrigues, há erros de dimensionamento. “Há pontos com canos de dois metros e outros que tem um metro”. Ele comenta que será necessário – e o trabalho será feito em breve – abrir a avenida Sete de Setembro desde o arroio Estância até o Monumento ao Curtidor para que a canalização seja revista.
*Confira a matéria completa na edição de hoje do jornal O Diário