Conecte-se conosco

Geral

De todas as jurisdições, ser mãe é a mais importante

12/05/2023 - 12h00min

Diferente do que já foi em décadas passadas, o Dia das Mães homenageia não somente aquela mãe estereotipada, dona de casa e esposa. As mães modernas aliam o dia a dia com a família ao seu trabalho, suas empresas e suas responsabilidades profissionais das mais diversas ao cuidado com seus filhos. Exemplo disso é a Dra. Cláudia Trevisan, que alia seu trabalho no escritório de advocacia com o desafio de educar seu filho Arthur, um adolescente de 14 anos.

A vida de Cláudia mudou em 30 de dezembro de 2008, quando nasceu, com mais de 3kg, seu primeiro e único filho. “A partir desse momento, parece que incorporei de vez o manual de ‘ser mãe’, sabendo diferenciar choro de fome e de troca de fralda, e de como cuidar de cada detalhe do crescimento dele”, recorda.

Segundo a advogada com mais de 25 anos de experiência na área previdenciária e trabalhista, mesmo com a vida profissional atribulada, ser mãe é sua prioridade: “Entendo que estar próximo do Arthur, não somente fisicamente, é extremamente importante. Por isso que todos os dias, mesmo quando eu e meu marido André – médico – voltamos do trabalho, procuramos passar um tempo em família, juntos, assistindo a um filme, ou uma série, conversamos, e nos fazemos presentes na vida dele”, comentou Dra. Cláudia.

As dificuldades da adolescência:

Morando em Estância Velha, Arthur estuda em outra cidade, e mesmo com certa liberdade por conta disso, a mãe aborda que é fundamental controlar algumas das vontades do filho, sempre dialogando: “Mais do que dizer sim ou não para as vontades dele, o Arthur precisa entender o motivo pelo qual a resposta está sendo dada. Então conversamos bastante, eu e meu marido. Tento mostrar para ele como é o mundo, pois criamos nossos filhos para voarem”, diz.

“Certa vez ele nos pediu para ir em uma dessas festas que estão sendo feitas para os adolescentes, e não entendia o motivo de não poder ir, e conversamos que naquela ocasião não poderia, ainda mais por ser em Porto Alegre. Mesmo com algumas birras ou insatisfações, ele entendeu”, revela Cláudia.

Ser mãe e ser advogada:

Dra. Cláudia relaciona um pouco a profissão com o cuidado ao filho. De acordo com ela, o dia a dia no escritório localizado na Av. Presidente Lucena 4224, no Bairro das Rosas em Estância Velha auxilia e projeta algumas epifanias em situações do cotidiano como mãe. “Claro que aprendo muito com meus clientes também, e algumas situações podem ser replicadas na minha vida pessoal. É um aprendizado mútuo.

Fotos: Arquivo pessoal

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.