Conecte-se conosco

Destaques

Década foi de crescimento nas ofertas de emprego em Presidente Lucena

Presidente Lucena – Os dados de 2019 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, apresentados da última semana apontam que o município está há mais de uma década apresentando aumento no número de vagas de empregos.

O último resultado negativo apontado em Presidente Lucena, de acordo com o Caged, foi em 2009, quando a variação entre demissões e admissões resultou uma defasagem pequena, de apenas 9 postos de trabalho. De lá para cá, na segunda década do milênio, o município apenas apresentou saldo positivo, sendo o único a não ter redução no número de vagas ao longo dos dez anos.

Como apresentado na edição de ontem do Diário, em 2019, o município foi o primeiro fora dos quatro grandes da região (Estância Velha, Dois Irmãos, Nova Petrópolis e Ivoti) com maior geração de empregos. Grande parte destas oportunidades de trabalho estão relacionadas com as indústrias instaladas no município e os serviços impulsionados com este crescimento.

Crescimento das indústrias

Conforme a assistente administrativa da Granja Pinheiros, Andreia Kunz, o aumento na oferta de empregos se dá pelo crescimento da estrutura do frigorífico. “Estamos desde 2018 em um processo de ampliação de produção. Na época tínhamos cerca de 600 funcionários e hoje já passamos dos 800. Até metade deste ano acreditamos que vamos contratar outros 200 para fechar em mil colaboradores”, destacou Kunz.

A empresa também é uma forte geradora de empregos para outros municípios da região. Para se ter uma ideia, cerca de metade do quadro de funcionários residem no município. Um dos diferenciais oferecidos são os incentivos aos funcionários. “Nós queremos que os nossos colaboradores sejam capacitados e cresçam, tanto profissional como pessoalmente. Temos uma equipe de assistência social para conhecer a realidade do nosso funcionário, saber quem são as famílias de renda inferior e dar o suporte necessário, além de um auxílio-faculdade para os jovens, independente da área que eles queiram estudar”, finalizou.

Terreno da Luz da Lua passa por obras de ampliação da fábrica (Créditos: Rodrigo Thiel)

Além da Granja Pinheiros, a Luz da Lua e a Doces Petry são as maiores arrecadadoras de impostos no município e gerar grande parte dos empregos. Desde o final do ano passado, a fábrica de bolsas e calçados Luz da Lua está em processo de ampliação de sua estrutura física. Já a Doces Petry é responsável pela produção de cerca de 80% da schmier colonial, o produto símbolo de Lucena.

“Tendência é aumentar”

O crescimento não é apenas na geração de empregos em Presidente Lucena. Segundo o prefeito Gilmar Führ, o Nack, o município também está passando por um processo de modernização e ampliação com a chegada de novos colaboradores nas empresas locais. “Tudo já está ampliando aqui. Até a criação de novos loteamentos, atraindo muitas pessoas a residirem aqui. Presidente Lucena oferece emprego, saúde, moradia e educação. E a tendência é só aumentar. Já estamos ampliando a creche por conta deste crescimento”, destacou Nack.

Entre os motivos pelo qual o número de vagas de trabalho tem aumentado em Presidente Lucena, seria pelo incentivo que a Prefeitura dá aos empresários que desejam se instalar no município. “Toda a empresa que quiser vir para cá ou ampliar podem receber este estímulo. E o que ajuda também é a parte burocrática que depende do Executivo. Tentamos agilizar o mais rápido possível para as empresas”, completa Führ.