Destaques
Desperdício de água: hervalenses relatam constante vazamento em reservatório da Corsan
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – Na manhã de domingo, 6, um morador do Centro flagrou uma cena que tem se repetido muito: o vazamento de água em um dos reservatórios da Corsan. Os hervalenses manifestaram indignação com o ocorrido pois, além do descaso do desperdício, relatam a constante falta de abastecimento em suas residências, principalmente na parte central. Dessa forma, ora falta água para o consumo dos clientes, ora está sendo desperdiçada devido ao vazamento.
O morador José Francisco Braun mora perto do reservatório, na rua Urbano Schaumloeffel, e confirma a situação destacando que acontece seguidamente. “Normalmente é de manhã cedo. Essa semana já aconteceu na sexta-feira também”. José também comenta da constante falta d’água. “Não digo sete dias da semana, mas quatro ou cinco dias falta”.
O morador filmou o desperdício de água publicando-o nas redes sociais. Outras pessoas se manifestaram, dizendo que as imagens são “revoltantes” e que “ontem faltou água e hoje está correndo reservatório afora”.
Vereadores tem levantado o problema ao longo de todo o ano no Legislativo, inclusive chamando a Corsan para uma audiência, porém, não surtiu efeito na prática. Félix Alles (PDT) comentou nas redes sociais que a empresa será acionada via Ministério Público.
VEJA O VÍDEO:
Corsan diz que “não há motivo para alarde”
Questionado, o gerente da Corsan Oneide Castro confirmou que havia falta de água no sábado devido a problemas em bombas, o que foi resolvido por volta das 16h e, a partir de então, o abastecimento foi retomado gradativamente.
Ele explicou que a falta de água não está relacionada o vazamento no Centro e, o que aconteceu, foi uma falha nos sensores que desligam as bombas quando o reservatório está cheio.
Apesar das reclamações dos moradores, Oneide afirmou que “não há motivo para alarde; também não há muita falta de água, acontecem casos pontuais”. Ele comentou que investimentos estão previstos no município mas que “de vez em quando vai acontecer, temos o conhecimento e vamos tentar aprimorar o mais rápido possível”.