Destaques
“Deus precisou dele para reger o coral no céu na noite do nascimento de Jesus”
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – Internado desde o dia 11 de novembro no Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre, o primeiro prefeito do município Derly Carlos Bassegio faleceu na madrugada de quinta-feira, 24, aos 74 anos. Ele estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 14, sendo colocado em coma induzido, permanecendo entubado por quase três semanas. No início da semana passada chegou a se comunicar com os familiares piscando os olhos mas, seu estado clínico se agravou, levando-o a óbito.
O corpo de Derly foi velado na Capela Municipal do Centro e o sepultamento aconteceu no Cemitério Católico ao final da tarde de quinta-feira.
Professor e político
Derly começou sua carreira como educador, sendo diretor e professor na Escola Alberto Schweitzer, em Boa Vista do Herval, localidade onde morava com sua esposa Vilma Bassegio. Participou da Comissão de Emancipação de Santa Maria do Herval quando o distrito ainda pertencia a Dois Irmãos.
Se elegeu o primeiro prefeito do município ao lado de José Flávio Vier, administrando no período de 1989 a 1992. Mais tarde se tornou o quarto prefeito do Herval ao lado de Juarez Brasiliense de Freitas, no período de 2005 a 2008.
Derly ainda participava do meio político de Herval, sendo o presidente do MDB local e pai da vereadora Fabiana Bassegio, a Fabi. Além disso, coordenava o Coral Nossa Senhora Auxiliadora como regente.
Derly deixa enlutados os filhos Robinson, Fabiana, Ewerton e Giovani Fabricio, o genro Alexandro, as noras Denise, Jordana e Sabrina, os netos Andressa, Giovanna, Aureo Kauã, Valentina, Matteo e Lucca, os bisnetos Davi, Antonella e Bento, as irmãs e demais familiares.
“Deus precisou dele para reger o coral
no céu na noite do nascimento de Jesus”
A filha de Derly, Fabiana Basssegio, destacou que o pai sempre foi uma pessoa de fé e preocupada com o bem comum. “Era o nosso paizão, adorado e amado pelos filhos, netos, bisnetos e esposa”, disse, afirmando que ele foi um exemplo. “Ele e nossa mãe foram a nossa base. Através do exemplo deles construímos nossas famílias com muito amor”.
A filha ressalta que Derly era querido por todos e, prova disso, se viu no seu velório. “Foram tantas mensagens bonitas e pessoas emocionadas”.
Fabi lamenta e diz que dói muito saber que não terão mais a companhia de Derly, principalmente aos finais de semana. “Somos uma família muito unida e, geralmente, nossos domingos eram sempre juntos. Temos a fé e a certeza de que ele está com Deus. Como nos falaram, ele faleceu no dia 24/12, Dia da Paz. Deus precisou dele para reger o coral no céu na noite do nascimento de Jesus”.
“Ensinou a não desistir”
Fabi falou dos ensinamentos do pai. “Ensinou a não desistir, a sermos firmes na fé, a sermos unidos. Me ensinou a amar o que faço. Através do exemplo dele e da mãe segui minha carreira de professora, de política e também foi ele que me fez gostar de cantar. Quantas vezes ele escrevia um canto novo e me chamava pra ensaiar, mostrar como tinha ficado”.
Ela também destacou a paixão de Derly pelo Tricolor Gaúcho. “Ensinou aos meus irmãos o amor pelo Grêmio. Não perdia nenhum jogo, assitia a todos”.
Para sempre presente na história
A prefeita Mara Stoffel (PDT) comentou sobre a lacuna deixada por Derly na política e na comunidade de Herval. “A história deste município e a sua construção foi iniciada pelo Derly. Grande líder político e professor. Através de seus ensinamentos e seu trabalho contribuiu muito para o nosso município. Temos muito a agradecer por tudo que realizou. E na história do Herval, ele estará presente sempre como emancipador, prefeito e professor Derly. É com pesar que nos despedimos”.
Recebendo o ex-governador Sartori
Derly recebeu Sartori em 2019, junto com a filha Fabi e demais familiares, filiados e simpatizantes do MDB (FOTO .: Cleiton Zimer / arq. O Diário)
Em setembro do ano passado, Derly recebeu o ex-governador José Ivo Sartori em uma convenção do MDB para filiar novos membros ao partido. O evento aconteceu no Salão Paroquial, no Centro de Herval.