Geral
Dia da Policial Militar é instituído no Rio Grande do Sul
Estado – O deputado estadual Gilmar Sossela (PDT) apresentou e conseguiu a aprovação de um projeto para instituir o Dia da Policial Militar. A data especial será no dia 18 de junho. A iniciativa foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa.
A iniciativa é uma forma de homenagear a policial Olmira Leal de Oliveira, a Cabo Toco, que foi a primeira mulher gaúcha a entrar para a Brigada Militar. “Recebemos a sugestão do nosso ex-assessor, major Jair Müller, como uma forma de homenagear a policial Olmira Leal de Oliveira, a Cabo Toco. E, por meio dela, queremos estender o reconhecimento e destacar o trabalho, a bravura e a dedicação de todas as mulheres que são policiais militares”, ressaltou Sossella.
MULHERES NA BRIGADA
O ingresso das mulheres na Brigada Militar ocorreu em 1985, inicialmente, para atuar junto ao público feminino, idosos e crianças, assumindo, de imediato, o policiamento na rodoviária, aeroporto, escolas e atividades de trânsito.
As policiais eram empregadas, também, em shows e eventos esportivos, em apoio a outras unidades operacionais, trabalhando na revista. Mais tarde, passaram a atuar junto ao Centro de Operações Policiais Militares, estabelecimentos penais, tornando-se uma constante, também, em todo o interior do Estado.
Foi em 1993 que as duas companhias foram incorporadas ao 1º e 9º Batalhões de Polícia Militar. Desde esta data, homens e mulheres passaram a desempenhar as mesmas funções.
Leia também:
Chuva e neblina intensificam a necessidade de iluminação pública em estrada de Lindolfo
Tenente Ronaldo recebe o título de cidadão honorário de Ivoti