Conecte-se conosco

Geral

Dia do Índio é celebrado com atividades em escola infantil do Pinhal Alto

23/04/2022 - 15h01min

Crianças mostram os trabalhos feitos em comemoração da data (CRÉDITOS: DIVULGAÇÃO)

Recreações com alunos da EMEI Jacob Jaeger tiveram objetivo de celebrar a diversidade

Por: GIAN WAGNER

Nova Petrópolis – As crianças da escola infantil Jacob Jaeger, do Pinhal Alto, realizaram atividades em alusão ao Dia dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril. Na data, foram transmitidos filmes educativos que tratam da temática indígena. Também ocorreu a apresentação e confecção de objetos relacionados à cultura dos povos nativos do Brasil.

De acordo com a Prefeitura, as atividades desenvolvidas tiveram como objetivo ajudar as crianças a se familiarizarem com aspectos culturais associados aos povos nativos. Também foram realizadas brincadeiras relacionadas à data, para que a temática pudesse ser assimilada de maneira lúdica. A recreação visava promover a valorização das diferenças e o conhecimento da diversidade cultural presente no Brasil.

O Dia dos Povos Indígenas foi instituído em 1943, através do decreto-lei 5.540. A data foi proposta aos países da América durante o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México, no ano de 1940.

ÍNDIOS DO SUL – Desalojados pelo Império, os índios do Sul foram massacrados, principalmente depois do Império focar seus interesses na região da fronteira de Uruguai e Brasil. Os índios que habitavam a região da Serra Gaúcha eram os caingangues e foram violentamente corridos por ação de matadores de indígenas chamados de ‘bugreiros’, referência a pejorativa alcunha dada aos povos nativos que não eram convertidos ao cristianismo.

Índios de Vespúcio
Até hoje é usado o termo ‘índio’ para se referir aos povos originários do Brasil. A alcunha dada aos nativos vem de um erro do mercador italiano Américo Vespúcio (1454-1512) que ao desembarcar no novo mundo e acreditar que estava nas Índias, chamou os nativos de índios, o que é outro erro do navegador, pois o correto seria ‘hindu’, dos povos hindus que habitavam aquela região.

 

“Diversidade que nos une”
No Festival Internacional de Folclore, tribos indígenas costumam participar do evento apresentando música, cores e sons tradicionais da cultura. Na foto, o fotografo Mauro Stoffel registrou índios Pataxós, da Aldeia da Coroa Vermelha, Bahia.

Arquivo do Festival de Folclore (Créditos: Mauro Stoffel)

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.