Geral
Diálogo garante regularização de empresas em Picada Café
Picada Café – Com o objetivo de orientar e conscientizar os produtores rurais sobre a importância de regularizar a produção e venda de produtos derivados de origem animal, a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Picada Café tem intensificado a fiscalização no município. Graças ao bom trabalho que está sendo realizado nesta área, nos últimos dias foi homologada a adesão do Serviço de Inspeção Municipal de Picada Café ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte – SUSAF.
A médica veterinária da Prefeitura, Denise Maltoni, explica que a partir desta conquista o município fica autorizado a indicar estabelecimentos para credenciamento ao SUSAF-RS. “A adesão ao SUSAF confirma que o serviço de inspeção em Picada Café é operante e capaz de fiscalizar”, salienta.
EXEMPLO
Denise lembra que recentemente a empresa Embutidos Coloniais Mewius conseguiu a adesão ao SUSAF e agora pode comercializar seus produtos em todos o estado. “Três empresas locais têm o registro do Serviço de Inspeção Municipal – SIM, uma já regularizada está se instalando no município e cinco estão em processo de regularização”, acrescenta. Para impulsionar cada vez mais a produção local, Denise sugere a criação de associações de produtores de ovos e de mel para que os produtos possam ser beneficiados no mesmo local, facilitando a regularização para posterior comercialização, inclusive para merenda escolar. Na foto, o secretário Neco Linck (Agricultura e Meio Ambiente) e as médicas veterinárias Denise Maltoni e Thais Dutra do Nascimento.