Geral

Diário da Terceira Idade: Em Nova Petrópolis, Leoni Thiele cultiva seu amor pelas flores e os jardins

05/01/2023 - 16h14min

Leoni cuida com delicadeza de suas flores (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – O Jardim da Serra Gaúcha é o título dado ao município por conta de suas belas flores, mas poderia ser também ao jardim de Leoni Thiele, moradora do bairro Piá. Quem passa pela ERS-235, no km 4, já enxerga de longe o colorido rosa da árvore Três Marias na entrada de sua propriedade. Segundo ela, quase diariamente turistas que passam pela rodovia param no local para fotografar e levar uma lembrança.

A árvore que dá às boas vindas em sua casa tem cerca de 40 anos. Ela conta que ganhou de um amigo russo, que buscou refúgio na Alemanha durante a Revolução Russa no século XX, e mais tarde, durante a Segunda Guerra Mundial, veio para o Brasil e se instalou na região. “Ele me deu um pequeno pé dessa árvore e disse para eu plantar. Se eu tivesse sorte, iria se criar. Plantei ela aqui e adubei com esterco de coelho e reguei nas primeiras semanas, depois, ela se criou sozinha e está aí há quatro décadas”, conta Leoni.

Idosa de 72 anos se dedica ao cuidado das plantas (Créd.: Dário Gonçalves)

Apesar de chamar toda a atenção, as Três Marias não é a única nesse belo jardim. Ao seu lado, diversas orquídeas azuis compõem o cenário. No entanto, agora elas estão um tanto castigadas pelo sol devido à falta de chuvas. Em seu pátio, outra árvore Três Marias, menor que a principal, colore o jardim verde e bem cortado. E para todos os lados que se olha, há flores das mais variadas cores e espécies, todas muito bom cuidadas pelas mãos de Leoni.

Flores para todos

Cultivar as flores e o meio ambiente é uma verdadeira paixão para Leoni. Por isso, ela não se nega a doar mudas para quem deseja fazer o mesmo. Ao longo dos anos, são inúmeras doações, inclusive para escolas. “Eu não nego para ninguém, pelo contrário. Se a pessoa tem um terreno, um pátio pequeno que seja, eu ofereço a ela. Hoje em dia, muitos deixaram de cuidar do meio ambiente e nós precisamos da natureza ao nosso lado”, comenta.

Jardim de Leoni contém diversas espécies (Créd.: Dário Gonçalves)

Os cuidados começam cedo. Antes das 6 horas, Leoni já está acordada. Cada metro de seu jardim recebe toda atenção necessária diariamente. Os pássaros também recebem zelo com a distribuição de potes de água e comida em meio às árvores.

Aposentada olha com orgulho para o seu trabalho (Créd.: Dário Gonçalves)

Reconhecimento

É verdade que o trabalho de manter impecável o jardim é apenas de Leoni, mas o reconhecimento é muito mais amplo. Ela conta que os familiares, principalmente os filhos e netos, sempre acharam as flores lindas. A árvore de Três Marias, inclusive, é um marco, sendo ela o principal atrativo do jardim e a mais procurada para as fotos. “O tanto de beleza que ela tem, é também o tamanho do trabalho. Todos os dias eu tenho que varrer as flores caídas na calçada”, finaliza brincando.

Árvore de Três Marias chama a atenção de quem passa pela rodovia (Créd.: Dário Gonçalves)

Copyright© 2020 - Grupo o Diário