Conecte-se conosco

Destaques

Diário do Empreendedor: Dr. Germano Ferreto fala sobre qualidade de vida

04/06/2021 - 10h59min

Atualizada em 10/06/2021 - 11h05min

Dr. Germano Ferretto atende em clínicas de Ivoti e Estância Velha (Créditos: Felipe Faleiro)

Ivoti – Cuidar da saúde é fundamental, e garante qualidade de vida, especialmente ao público idoso e mais maduro. O médico clínico geral e geriatra, Dr. Germano Ferretto, foi entrevistado no programa Diário do Empreendedor na última quarta-feira, e comentou a respeito destes e outros assuntos ao longo da live.

O Dr. Germano atende em, pelo menos, dez casas geriátricas da região, bem como nas clínicas Mais Saúde, de Ivoti, e Speciale Saúde e Bem Estar, de Estância Velha. Ele comentou a respeito da importância da atividade física e alimentação saudável para a manutenção da saúde, assim como seus métodos de atendimento, conhecidos e bastante elogiados na região.

Confira um trecho da entrevista

Diário: Como iniciou sua carreira na Medicina, e especialmente na geriatria?
Germano Ferretto: Fiz minha formação até 2013, como clínico geral, e em 2016, iniciei a pós-graduação em geriatria na PUC, onde me formei em 2018. Até então, só atuava mais no serviço público, postos e Pronto Atendimento. Desde 2020, resolvi ampliar para o consultório, e algumas casas geriátricas. O que penso sobre a geriatria não é só atender o paciente de mais idade, com mais comorbidades. A ideia é justamente agirmos previamente, para ter uma qualidade de vida melhor. A partir dos 40 anos, quando o pessoal busca o atendimento médico, podermos atuar na prevenção.

Diário: Quais são suas dicas para uma qualidade de vida melhor?
Germano Ferretto: É muito importante a gente ter uma prática de exercícios físicos, três vezes por semana, não só para o corpo físico, mas para a mente. Nos dá uma qualidade de vida melhor. Uma boa alimentação, as pessoas estão buscando isto, e tudo vai refletir lá na frente. Quando somos mais novos, temos uma vitalidade maior, e acabamos nos desgastando. Um dia, isto pode repercutir de uma forma não tão boa. Vejo que as pessoas das faixas etárias dos 30, 40 anos, estão se preocupando mais com isso, justamente para haver uma qualidade mais na frente.

Diário: Na sua visão de médico, como a pandemia afeta nosso dia a dia?
Germano Ferretto: Desde o ano passado, estamos vivendo um período crítico em relação à saúde. O vírus está aí e infelizmente está atingindo as pessoas, que não conseguem muitas vezes ter uma resolução favorável. Vejo também que a saúde mental, houve um agravante, principalmente, não somente os idosos, mas em todas as faixas etárias, desde crianças, que não podem frequentar a escola, os adolescentes, não tendo relacionamentos. Uma das coisas mais importantes para manter a qualidade de vida é mesmo manter as relações com outras pessoas. E estamos tendo uma restrição quanto a isto neste momento de pandemia.

Diário: Saúde é importante em qualquer idade, mas a partir de qual época a pessoa deve atentar mais a isto?
Germano Ferretto: Tanto para o homem, quanto para a mulher, a partir dos 40 anos, já temos que buscar um atendimento mais frequente, talvez anual, de exames de laboratório, de imagem, uma investigação mais profunda. O recado que passo também é de ter seu médico, seu clínico, urologista, cardiologista, que você tem este laço, fidelizar uma pessoa, para que seja possível dar uma sequência, até as condições permitirem, ou até a idade que o paciente necessite de outros acompanhamentos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.