Geral
DIÁRIO RURAL: Ainda sem Susaf, Nova Petrópolis busca o selo Sisbi para os agricultores
Cinco das nove agroindústrias já demonstraram interesse em vender para todo o Brasil
GIAN WAGNER BAUM
Nova Petrópolis – Quase um ano após a suspensão Susaf-RS (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte), selo de inspeção estadual que permite agroindústrias vender seus produtos dentro do Estado, Nova Petrópolis está trabalhando para, além de recuperar o direito a emitir a certificação, conquistar também o selo Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeções), que tem a mesma proposta, mas para todo território brasileiro. Neste momento, Nova Petrópolis emite apenas a inspeção SIM, que é municipal e permite a venda dos produtos apenas dentro do município.
O trabalho da Secretaria de Agricultura começou em maio, quando já se trabalhava para o retorno do Susaf, mas percebeu-se a necessidade de um selo mais abrangente. “Teve um decreto que permitiu que esses produtores vendessem para outros estados e alguns deles viram nisso uma oportunidade para expandir os negócios”, explica o secretário de Agricultura, Guilherme Lohmann.
Para O Susaf, todas as adequações exigidas no relatório que suspendeu a emissão do selo foram realizadas. Agora, basta a secretaria estadual aprovar para que Nova Petrópolis possa novamente emitir o selo e as nove agroindústrias familiares possam vender para todo território gaúcho. Já o pedido de adesão ao Sisbi deve ocorrer ainda no mês de julho. Até o momento, cinco das nove agroindústrias locais demonstraram interesse no selo nacional.
BUSCANDO REFERÊNCIAS – A coordenadora do SIM de Nova Petrópolis, Luiza Ebsem, explica que além de comprovar a capacidade estrutural para atender às agroindústrias locais, a equipe da inspeção tem visitado serviços de outros municípios que são referência, com a finalidade de conhecer sobre o funcionamento. Recentemente estiveram nas prefeituras de Gramado (referência em Sistema de Inspeção Municipal e no selo Susaf-RS) e de Lajeado (certificados com o selo Sisbi desde 2006).
Também foi promovida reunião com os proprietários e responsáveis técnicos das agroindústrias para falar sobre o trabalho que está em desenvolvimento em Nova Petrópolis. “As certificações trarão mais credibilidade aos produtos locais, por isso estamos trabalhando para garantir os selos Susaf e Sisbi”, afirma o secretário Guilherme.
Decreto sobre carnes
Até o final deste ano, a Secretaria de Agricultura pretende editar um decreto para regularizar a situação dos estabelecimentos que comercializam carnes e produtos temperados. Esse regramento será válido para aqueles que atuam no varejo, com produto destinado ao consumidor. “Pretendemos atuar com a educação sanitária, explicando sobre os cuidados para venda de determinados produtos, além de incentivar que os comércios busquem se regularizar e atendam às normas sanitárias de higiene dos alimentos”, diz a médica veterinária e fiscal do SIM, Kelly da Rocha.