Geral
DIÁRIO RURAL: Dia de Campo mostra potencial da floricultura para a agricultura familiar
Evento reuniu mais de 270 pessoas no Cetanp, e, Nova Petrópolis
Nova Petrópolis – O interesse em conhecer mais sobre o cultivo de flores, uma alternativa de diversificação e geração de renda para as propriedades rurais, levou mais de 270 pessoas a participarem do Dia de Campo Regional de Floricultura do projeto Flores para Todos, realizado no dia 23 no Centro de Treinamento de Agricultores (Cetanp), em Nova Petrópolis.
O Dia de Campo apresentou quatro estações técnicas abordando o manejo, desde o plantio até a colheita, das espécies do projeto: girassol, gladíolo, statice e ornithogalum, cultivadas na área experimental do Cetanp. “Mostrando então que essas culturas são aptas à região. A maioria dos plantios foi durante o inverno, nos meses de julho e agosto, quando ainda é bastante frio, e mesmo assim a gente está com flores lindas, florescidas, mesmo com uma estação bastante chuvosa. A ideia do projeto é trabalhar com essas flores mais rústicas, que o produtor consegue produzir praticamente o ano todo, agregando uma alternativa de renda na propriedade para os agricultores familiares e uma alternativa pedagógica para as escolas”, destacou a professora Lilian. Outra estação técnica que despertou a atenção do público foi a de arranjos florais, demonstrando a utilização dessas flores em buquês, como forma de agregar valor à produção. Pela manhã, os grupos realizaram ainda uma visita à área de produção de flores e Garten Center da Floricultura Úrsula.
FAMÍLIAS BENEFICIADAS – O Projeto Flores para Todos já beneficiou mais de 300 famílias rurais e 55 escolas do campo em 16 estados brasileiros. Conforme Lilian, a região da Serra é uma das que mais tem crescido no projeto, atualmente com 12 municípios, com produtores que ingressam, aprendem o manejo e permanecem na produção. “Impressiona o tamanho que esse projeto está e, com certeza vai tomar corpo ainda, e com grandes resultados. A Emater está fazendo a sua parte para que o projeto se desenvolva e é uma satisfação termos vários jovens neste dia de campo, que podem ver isso como uma oportunidade nas suas propriedades, até de uma nova atividade de geração de renda para eles, em pequenas áreas”, frisou a gerente regional da Emater/RS-Ascar, Sandra Dalmina.
Promoção da Emater
A promoção foi da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural, Equipe PhenoGlad da UFSM, Prefeitura de Nova Petrópolis, Academia Brasileira de Artistas Florais (Abaf), Recanto dos Sonhos e Cetanp, com apoio da Sicredi Pioneira, Escola Técnica Bom Pastor, Associação Riograndense de Floricultura (Aflori), Bulbos de Fflores André Boersen e Floricultura Úrsula.
Produtora de Picada Café participa do evento
A produtora de leite Marisa Jung, de Picada Café, participou do projeto pelo primeiro ano com o cultivo de statice e afirma que apesar de neste ano a chuva ter atrapalhado a produção dessa espécie, pretende continuar. “Eu amo plantas, flores, é uma terapia para mim. Fazer o que se gosta e ganhando um dinheirinho”, diz. Marisa também acompanhou o dia de campo. “Foi muito legal, é primeira vez que eu participo e aprendi bastante”, disse a agricultora, destacando os conhecimentos adquiridos quanto ao reaproveitamento dos bulbos para plantio e às técnicas de confecção de arranjos florais.