Geral

Diário Rural: empresa de Lindolfo Collor se especializa em produtos para nutrição animal

18/12/2024 - 10h39min

Filho de empreendedores, aos 20 anos já está integrado na sucessão familiar

Por
Cândido Nascimento

Lindolfo Collor – O fundador da empresa Tecnovale Indústria de Beneficiamento de Cereais, Rangel Ivan Schaefer, 48 anos, tem 30 anos de experiência no ramo, e começou a trabalhar com a venda de produtos para nutrição animal aos 18 anos, atendendo o Vale do Sinos e do Paranhana. Natural de Marques de Souza, ele é Técnico em Agropecuária pelo Colégio Teutônia. Fundou a empresa em 2002, num prédio alugado em Ivoti. Em 2005 construiu um prédio na rua Benno Heinle, 441, Loteamento Industrial, em Lindolfo Collor.

SEGUINDO OS PASSOS DO PAI

Casado com Viviane, Rangel é pai de Erik, 20 anos, formado em Técnico em Agropecuária na Escola Bom Pastor, em Nova Petrópolis, no ano passado, e que deverá dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado pela família. O jovem trabalha desde os 17 anos na empresa e atua no financeiro, fiscal e vendas. Pensando na questão da sucessão familiar, ele destaca que sente uma grande alegria em seguir os passos dos pais.
A empresa possui, atualmente, mais de 1700 clientes ativos cadastrados, entre cooperativas, sindicatos rurais, floriculturas, além de produtores rurais e donos de chácaras. Com 22 anos de atuação a empresa atua na venda de sementes de milho, soja, feijão, sorgo, gramíneas perenes e anuais, tanto de verão quanto de inverno. Os empreendedores destacam: “fornecemos também fertilizantes convencionais para todas as culturas e fertilizantes especiais para determinadas situações, além de cereais para alimentação animal, principalmente o milho”, destaca Rangel.

CLIENTES DE VÁRIAS REGIÕES

A Tecnovale ainda presta serviços de coleta de solo para análise e posterior interpretação da mesma, além de prestar serviços como dimensionamento de lavouras, regulagem de plantadeiras de culturas de verão e de inverno e regulagem de pulverizadores. O atual sucesso é creditado na atuação como distribuidora de sementes de milho em 42 municípios do Vale do sinos, Paranhana Serra Gaúcha e Litoral. A ideia é também expandir o comércio de cereais e fertilizantes para esses municípios.
Rangel garante que a constante inovação, com quadro técnico próprio e suporte de fornecedores para atender diversas demandas dos clientes é o diferencial que destaca a empresa no mercado, pois a Tecnovale atende um público exigente, com um controle de qualidade rígido, que possibilita a avaliação de cada mercadoria, alavancando, assim, o número de vendas. A cada ano ocorre um fortalecimento, que se deve ao profissionalismo do quadro de colaboradores extremamente comprometido com o seu trabalho.
O parque fabril conta com 1.500m² de área construída e capacidade de armazenagem de 1,6 milhão de quilos. Além disso, possui frota própria de veículos para efetuar as entregas. “Procuramos simplificar ao máximo a vida das pessoas no campo. Para isso, montamos um modelo de negócio no segmento de nutrição animal para que a empresa seja reconhecida como referência no mercado”, destaca Rangel.
Um trabalho importante destacado pelo filho Erik é o beneficiamento dos grãos de milho. A empresa planta o milho e tem um secador de sementes próprio. “O grão é beneficiado, passa pela secagem, pois chega úmido e é necessário retirar as impurezas, e depois ele é moído ou peneirado, mas também é vendido o grão inteiro”, observa Erik, que atua em várias pontas do trabalho, inclusive indo a campo. “É uma grande alegria dar continuidade a esse trabalho dos meus pais”, conclui o jovem empreendedor.

PARCERIA

Os empreendedores destacam a importância da parceria com a Cooperativa Sicredi Pioneira, tanto na construção do prédio industrial, aquisição de caminhões e emissão de boletos, entre outros serviços.

Momento do recebimento do Destaque                       Crédito: Divulgação

Erik com o pai Rangel Ivan Schaefer                          Crédito: Divulgação

Sair da versão mobile