/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Exclusivo assinantes

DIÁRIO RURAL: Família Bracht cultiva morangos há 18 anos em Dois Irmãos

24/09/2019 - 15h28min

Atualizada em 24/09/2019 - 17h53min

Dois Irmãos – Há 18 anos, Luiz Bracht deu início ao plantio de morangos em um terreno arrendado. Na época ele trabalhava como vigilante bancário e os morangos eram cultivados nas horas vagas, apenas como um complemento da renda. Os primeiros clientes foram os próprios colegas de trabalho. Aos poucos a área plantada foi aumentando, até que conseguiu se dedicar exclusivamente aos morangos. A partir do ano de 2001 passou a contar com a ajuda da esposa Maria Marlene Bracht, que trabalhava com o aluguel de roupas. O casal é natural do estado de Santa Catarina e há oito anos adquiriu uma propriedade rural junto à Estrada Campo Bom, onde atualmente cultiva 60 mil pés de morango em área coberta por estufas, além da criação de vacas leiteiras. Para dar conta de tanto serviço contam com a ajuda do filho Matheus, 20 anos, e quando tem bastante produção eles contratam um diarista para auxiliar na colheita. A família Bracht é o maior produtor de morango em Dois Irmãos e um dos maiores da região. Segundo eles a colheita é diária e demora de 3 a 4 horas para ser feita, sempre pela manhã, e a entrega acontece à tarde. Tudo é vendido diretamente ao consumidor.

Câmera flagra assaltantes pouco antes do roubo a malote em Dois Irmãos

Desafios diários

Os produtores explicam que cultivar morango não é tão fácil, como muitas pessoas acreditam. A lida diária começa cedo, por volta das 5h, quando levantam para tomar chimarrão, antes de tratar das vacas e cuidar dos morangos. “A gente se guia pelo sol para trabalhar. Começa cedo e depois aproveita para descansar de meio dia, quando o sol está mais quente”, destaca Maria. A safra ocorre no período de junho até o início do mês de fevereiro, mas o auge da produção é de agosto a novembro. A temperatura média ideal é de 20ºC e a umidade em excesso facilita o apodrecimento dos frutos.

“Cultivar morango não é fácil. Tem muita perda. Chega a 80% em dias muito chuvosos. Tem horas que a gente pensa em desistir. Daí melhora e continuamos. Já pensei em sair da agricultura, mas acabei ficando porque não me agrada trabalhar fora. Aqui é mais sofrido, mas tem mais qualidade de vida. O pessoal não vê o investimento que a gente faz com lona nova, estrutura, muda e mão de obra. Muitas pessoas não entendem que essa é nossa fonte de renda e por isso não podemos sair dando morango para todo mundo. Acham bonito, mas não consideram todo o esforço e investimento que o agricultor precisa fazer para produzir”, afirma Matheus. Luiz morou por três meses na Alemanha, onde se aperfeiçoou nas técnicas de manejo e produção de morangos. A família não usa agrotóxicos na produção.

Família Bracht cultiva morangos há 18 anos. (foto: Rogério Savian)

Sucessão familiar

Matheus tem uma irmã que mora em Novo Hamburgo. Então ele será o único dos filhos que vai seguir na agricultura. Atualmente a família é a única do município que faz parte do programa de Sucessão Familiar do Sicredi, que visa instruir os jovens a administrarem as propriedades rurais das famílias, dando continuidade ao trabalho dos pais. “Nós estamos dando todo o apoio para o Matheus continuar porque, se ninguém ficar, quem é que vai continuar cuidando de tudo isso aqui daqui a uns anos?”, destaca a mãe.

Matheus pretende dar seguimento ao trabalho da propriedade da família. (foto: Rogério Savian)

Apoio do Sicredi

Matheus explica que o crédito rural tem sido muito importante para prosperar o negócio. “O Sicredi é um baita parceiro nosso. O trator, os implementos agrícolas, a caminhonete, tudo isso foi adquirido com o financiamento”. “Antes a gente não tinha essas oportunidades. Com esses programas está muito mais fácil de ficar na agricultura”, destaca Maria. A família também conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater e Prefeitura de Dois Irmãos.

Luiz foi à Alemanha em busca das melhores técnicas de manejo. (foto: Rogério Savian)

Agricultura familiar

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Pedrinho Becker, destaca que o morango é uma cultura bastante rentável e que precisa relativamente de pouca terra, se comparado a outras. “É muito importante essa diversificação na agricultura de Dois Irmãos. O morango está na linha dos hortigranjeiros. A gente instrui os agricultores em relação à segurança alimentar e isso é muito bom para o município. Fazendo um comparativo, produzir dois baldes de morango equivale à renda de 60 litros de leite”. A família também foi convidada a participar da Feira Municipal do Produtor, que deve ser inaugurada em breve.

Toda a produção é em estufas. (foto: Rogério Savian)

Contato

A propriedade da Família Bracht fica localizada na Rua da Prainha, junto ao número 2371 da Estrada Campo Bom. Contato: (51) 99979-8431.

Produção leiteira é conciliada com o cultivo dos morangos. (foto: Rogério Savian)

 

 

 

 

Sair da versão mobile