Conecte-se conosco

Geral

Diário Rural: frutas são processadas e viram delícias em Dois Irmãos

18/05/2022 - 09h45min

Atualizada em 18/05/2022 - 09h49min

Casal Inês e Walter Boll, do Travessão, produzem compotas, geleias e conservas Foto: Fábio Radke

Responsáveis pela Früchhte Land produzem mais de 20 produtos
*por Fábio Radke 

Dois Irmãos – Um ciclo inteiro passa pelas mãos habilidosas do casal Inês Claudete Berlitz Boll e Walter Boll, em uma propriedade de 2,5 hectares no bairro Travessão. “A gente planta, cultiva, colhe e processa”, resume a produtora de 56 anos. Ela revela que herdou da mãe (Irene Berlitz) a arte de aproveitar todas as frutas colhidas ao longo do ano. O amor pelo ofício de colher alimentos frescos e transformar em produtos como compotas, geleias e conservas, ganhou o reforço do marido Walter, de 62 anos, com a chegada da aposentadoria. Então em meados de 2019 nasce a marca Früchhte Land, pequena agroindústria familiar que pode ser acessada por uma estrada de chão às margens da rua Alberto Rübenich.

Frutas e verduras da propriedade são matéria-prima para os dois. O aperfeiçoamento profissional aconteceu com adaptação da cozinha, curso de boas práticas e, consequentemente, a participação na Feira Livre, todos os sábados pela manhã. Uma clientela fidelizada também já adquire com regularidade os produtos. “A gente não usa defensivos agrícolas em nossa horta e a produção é artesanal”, destaca Walter. “E por isso nosso trabalho é mais voltado à qualidade do que quantidade. E quando buscamos ingredientes de fora compramos diretamente dos produtores”, acrescenta Inês.

Casal orgulhoso com o estoque de produtos
Foto: Fábio Radke

Diversidade de produtos
O amor pelo trabalho já rende uma diversificada lista de opções oferecidos ao público consumidor. São 11 variedades de compotas, 10 tipos de geleias, 5 conservas e duas opções de molhos de tomate. Com o objetivo de despertar ainda mais o interesse dos consumidores durante a feira, os docinhos da casca da laranja e a bebida caseira spritzbier passaram a fazer parte da lista de produtos. O respeito pela natureza é uma das bandeiras do casal. O plantio é feito com cuidados com a qualidade do solo, sem uso de produtos químicos, e próximo da agroindústria. “Somente usamos o esterco das galinhas que ficam aqui perto e elas recebem os restos das hortaliças colhidas. Também tem flores que crescem no meio da horta e atraem os insetos”, disse. Ainda segundo ela, a preferência desses insetos pelas flores diminui a procura deles pelas mudas de verduras e hortaliças. Folhas secas de podas acabam virando cobertura de solo.

Cenário de uma das hortas da propriedade
Foto: Fábio Radke

Presença na feira e lista no WhatsApp
No sábado pela manhã, a presença da agroindústria acontece na Feira Livre no Centro de Dois Irmãos. “Gosto de conversar com as pessoas e apresentar nossos produtos. Explicar como são feitos e o cuidado que temos”, destaca a produtora. Ainda segundo ela, o nome da agroindústria Früchhte Land nasceu durante o curso de boas práticas feito pelo casal a partir de recomendações da Emater e Sindicato dos Produtores Rurais. “Como falamos e gostamos muito da língua alemã escolhemos Früchhte Land, que significa Terra das Frutas”, revela fazendo a tradução livre do termo.

Compotas de figo estão entre as preferidas dos clientes Foto: Fábio Radke

A qualidade dos produtos também abriu outra possibilidade de escoamento da produção agrícola. Com a tecnologia como parceira, uma relação com produtos disponíveis para venda é compartilhada pelo WhatsApp aos clientes de Dois Irmãos em toda quinta-feira, os itens dos kits são selecionados e entregues na sexta. “Aí temos também aipim cru e congelado, milho verde, abacate e outras opções”, cita Walter. Interessados em conhecer a gama de produtos e fazer seus pedidos podem entrar em contato pelo (51) 9 9933 6026.

Casal colhe verduras e hortaliças cultivadas sem defensivos
Foto: Fábio Radke

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.