Conecte-se conosco

Geral

DIÁRIO RURAL: Nova Petrópolis é referência na criação de abelhas sem ferrão

30/08/2023 - 10h14min

Atualizada em 30/08/2023 - 10h14min

Turistas se encantam com as abelhas expostas na Praça das Flores (CRÉD. GIAN WAGNER BAUM)

Setor vem ganhando espaço nos últimos anos e aumento no número de criadores

GIAN WAGNER BAUM

Nova Petrópolis – Presentes na Praça das Flores, nos eventos e, claro, pela natureza no interior dos municípios. As abelhas, em especial as sem ferrão, estão tornando Nova Petrópolis uma referência em meliponicultura. Orlando Morschel, vice-presidente da associação Nova Mel, conta que o número de produtores aumentou cerca de 30% nos últimos anos. “Temos cerca de 30 criadores de abelhas associados à Nova Mel em Nova Petrópolis, o que é um número bastante expressivo”, diz. O número já faz com que Nova Petrópolis seja um destaque no Rio Grande do Sul. “Os maiores criadores de abelhas sem ferrão do Estado estão em Nova Petrópolis”, conta.

Crianças são atraídas pelas caixinhas de abelhas lúdicas às construções enxaimel (CRÉD. GIAN WAGNER BAUM)

A criação da Nova Mel, que permitiu a certificação tanto de Morschel como de outros produtores, e a exposição para os visitantes de Nova Petrópolis colaboraram para o destaque aos criadores. Orlando cria abelhas desde 2008, mas focando mais na criação de enxames do que na produção de mel. Ele foi o pioneiro a levar em 2016 e 2017 abelhas sem ferrão para a Expointer. “Isso nos levou para outro patamar. Foi um importante incremento para a produção”, conta.

Abelhas também são atrativos turísticos na Praça das Flores (CRÉD. GIAN WAGNER BAUM)

 

Polo de meliponicultura
Nova Petrópolis está caminhando para se tornar um polo de criação de abelhas sem ferrão. Morschel explica que há diferentes caminhos que podem ser trilhados neste ramo. Além dos tradicionais produtores de mel e dos que criam abelhas para dividir enxames, há aqueles que se interessam por elas para melhorar a polinização de suas plantações, como foi o caso do próprio Morschel há anos atrás. Agora, há possibilidades ainda no turismo, com exposição, palestras e eventos, e até mesmo como produto direto ao cliente, já que as abelhas são atrativas também como item de decoração para jardins, onde polinizam e ajudam na saúde das plantas locais.

Orlando explica sobre as abelhas sem ferrão e seus benefícios (CRÉD. GIAN WAGNER BAUM)

De Nova Petrópolis para o Brasil
O mel das abelhas de Nova Petrópolis ultrapassa divisas e já foi para praticamente todos os estados brasileiros. Isso ocorre pois há uma procura muito alta de turistas pelo produto natural. “Muita gente gosta de comprar para tomar para a tosse, outros querem levar para casa. Acabam levando até como uma lembrancinha de Nova Petrópolis”, conta Orlando.
O mel envasado e com o rótulo da Nova Mel também pode ser comprado na região em supermercados, em casas de produtos naturais e em alguns parques de Nova Petrópolis.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.