Geral

Diário Rural: o criador Vilson mantém diversas espécies no Recanto das Cabras

31/08/2022 - 09h34min

Mais uma cabra teve filhote no dia da entrevista

 

Por Leila Ermel

 

Estância Velha – Localizada em uma área de 4 hectares, no Morro Agudo, a propriedade do criador Vilson da Silva Almeida é conhecida como Sítio Recanto das Cabras. O empreendimento ficou ainda mais em evidência, após sua participação na 1ª Rural Fest, na qual ele expôs diferentes raças de caprinos, dos quais nasceram cinco cabritinhos, dois gêmeos, e os outros trigêmeos, filhotes de suas cabras gêmeas.
Um paraíso com açude, o rancho do proprietário, os galpões de acolhimento dos animais e um ambiente de muito carinho e dedicação aos “hóspedes”. Vilson, acompanhado do filho, tem uma relação de cuidado, de troca com sua criação, independente de qual será o destino de cada espécie. Hoje, conta com mais de 200 quilos de peles que são vendidas para uma região em específico, para a produção de pelegos e tapetes. As cabeças, geralmente são compradas por artesãos ou colecionadores.

 

Vilson da Silva Almeida se dedica ao sítio e a criação de caprinos, ovinos e outros (Crédito: Leila Ermel)

 

Paraíso

Natural de São Jerônimo, Vilson chegou em Estância Velha aos 12 anos, e desde lá sempre manteve o vínculo com as lidas do campo. Em 2016 passou a investir no sítio, fazendo melhorias e ampliando a criação de animais, os quais comercializa para compradores da grande Porto Alegre e Vale do Sinos. O espaço é um verdadeiro paraíso em meio à natureza, que além da criação de cabras e bodes ainda tem, em harmonioso convívio, ovelhas, aves, cavalos, bovinos, patos e porco.
Até o cães são dóceis, mas mostram serviço quando é necessário, principalmente na hora de conduzir o grupo para o cercado ou para o galpão.

Os animais vivem na área de terras do sítio em perfeita harmonia e infraestrutura (Crédito: Leila Ermel)

 

 

Espécies
Entre os caprinos as raças mais encontradas no Recanto das Cabras são: Saanen, Anglo Nubiana, Boer e Zebu. A movimentação de animais é constante, já que Vilson recebe remessas periódicas da Bahia e as negocia, na região. “Uma remessa de aproximadamente 250 animais embarcaram na Bahia, e seguem para o Recanto. Devem chegar em três dias. Já temos compradores interessados para a maioria da frota. A cada quinzena realizamos esta ação de transportar caprinos e ovinos, para então criarmos aqui. Para daí vendermos, pode ser vivo ou abatido”, destaca o criador.

Nas ovelhas, atualmente têm cerca de 100 animais, mas nos próximos dias deve estar chegado mais um carregamento, que igualmente será negociado. “A principal forma de venda e compra dos animais aqui criados é por meio do OLX, pela internet, meio mais seguro e eficaz de negociação atualmente”, pontua Almeida. No local ainda é possível encontrar aves, pombos, galinhas, galos, galinhas d´angola branca, tudo criado com a dedicação e carinho do proprietário.

 

A vaca ainda amamentando seu bezerro, da raça Angus, que já ultrapassou o tamanho dela (Crédito: Leila Ermel)

Sistema de criação
Com uma vasta e bem preparada área, Vilson realiza um sistema misto ou semi-intensivo, no qual os caprinos são criados em pequenos cercados, currais e abrigos para protegê-los do sol, e das intempéries. São soltos no pasto na maior parte do tempo, inclusive com outras espécies, mas sua alimentação é complementada com ração suplementar, para fornecer alguns dos nutrientes que o pasto pode não possuir.

Com uma estrutura bem preparada, com dois andares e cochos bem planejados para alimentar os animais sem desperdício, o galpão principal recebe a todos para acolhimento noturno. Neste ambiente existe ainda o Berçário das Cabras, afinal a todo momento surge um novo filhote. No final de semana nasceram dois, e nesta terça, dia 30, mais um.

 

No galpão os animais ficam acolhidos à noite (Crédito: acervo pessoal)

 

 

 

Novidades
Nos próximos dias o local promete ter novidades, com melhorias e construção de piquetes para circulação ordeira dos animais em cada espaço. Com um espaço bem administrado, com várias peças de decoração feitas por Vilson, como as cadeiras e outros acessórios construídos a partir de ferraduras, o local é convidativo, tem uma vista para Portão e a grande Porto Alegre de encantar, além de tudo muito bem preparado para receber tanto aos visitantes, quanto aos animais que lá circulam.

Cadeiras feitas com ferraduras, uma habilidade do proprietário (Crédito: Leila Ermel)

Serviço:
Sítio Recanto das cabras
Atende de segunda a sexta, das 8h às 19h. Contatos pelo telefone (51) 998607084.

Sair da versão mobile