Conecte-se conosco

Geral

Diário Rural: produtor rural de Hortêncio ainda está ativo no serviço aos quase 90 anos

20/06/2025 - 10h42min

Vovô Arsênio mostrando o estágio do aipim que plantou em dezembro (Crédito: Cândido Nascimento)
Segundo o agricultor, cabe às novas gerações tocar o serviço para frente

Cândido Nascimento

São José do Hortêncio – Para Arsênio Ottomar Hillesheim, 89, a vida nunca foi de facilidades, pois desde a muito cedo já desenvolvia as atividades na roça, quando tudo ainda era feito manualmente. Filho de Nicolau Hillesheim e Lídia Böttcher Hillesheim, ele tem o irmão, Alfônsio, 95. Arsênio é casado com Isolde Spaniol Hillesheim. Eles são pais de Juliana, Cristiane e Leandro. E têm um único neto, Arthur, 19.

ENCHIA O FUSCA COM PRODUTOS COLONIAIS

Aos 25 anos, Arsênio teve um Fusca, veículo que enchia de produtos da colônia e vendia em Novo Hamburgo, geralmente no bairro Canudos. Anos mais tarde, aos 36 anos, já conseguiu comprar uma Kombi, na qual conseguia levar mais produtos para venda: verduras, queijo e nata. Naquele período fez varejo por sete anos. Hoje a produção é vendida na Ceasa, sendo levado o aipim e bergamota.

Como o produtor sempre teve algumas vacas e porcos, e até hoje mantém esses animais sob cuidado na propriedade familiar. Houve uma época em que ele vendeu leite para a Cooperativa Piá, de Nova Petrópolis. Hoje, o leite e a carne são utilizados para o consumo próprio da família, como fazem outros produtores rurais do município.

A PRODUÇÃO ATUAL

Arsênio conta com orgulho que o filho é motorista de caminhão e leva produtos de um produtor local para a Ceasa, e que o neto Arthur é a terceira geração dedicada ao setor. Ele planta algumas verduras, que são levadas para a Ceasa, seguindo a prática do avô em 1975, há 50 anos. Na propriedade ainda tem o aipim da qualidade Vassourinha, cuja plantação iniciou no mês de dezembro do ano passado.

O agricultor familiar afirma que são em torno de 4.000 pés plantados na propriedade à margem da VRS-874, estrada que liga o município com São Sebastião do Caí. Nessa área onde tem bergamotas Ponkan, das quais vendeu quatro caixas. Também tem na área familiar os aipins e cana-de-açúcar, esta utilizada para tratar os animais.

O preparo das manivas (pedaços das ramas) deve ser feito em local protegido do sol. As ramas devem ser cortadas em pedaços entre 20 e 25 cm de comprimento, tamanho que proporciona maior brotação, maior vigor inicial, maior reserva de água e maior produtividade, segundo os profissionais desse segmento. Devido ao grande plantio de aipim em São José do Hortêncio, que surgiu a tradicional Festa do Aipim, evento que tem desfiles, premiação para os melhores pés, bandinha típica e o bolinho de aipim, além de pratos típicos e diversas atividades.

“Eu gosto de fazer isto que faço (trabalho rural), quero estar sempre na roça, é muito importante para manter a saúde e é isso que interessa”, diz com bom humor o idoso. Ele toma medicamento apenas para controle da pressão arterial, mas reforça que de modo geral a sua saúde está muito boa.

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.