Geral
DIÁRIO RURAL: Programas incentivam agricultores no interior de Nova Petrópolis
Três construções foram realizadas com apoio da Prefeitura para o setor
GIAN WAGNER BAUM
Nova Petrópolis – A agricultura é uma atividade essencial para o desenvolvimento econômico, social e ambiental de um município, especialmente quando se trata de um município com muitas zonas rurais, como é o caso de Nova Petrópolis. O Poder Público tem um papel fundamental para incentivar a produção agrícola, por meio de políticas públicas que visem apoiar os agricultores, garantir a segurança alimentar e nutricional da população, preservar os recursos naturais e promover a sustentabilidade urbana.
PROGRAMAS EM NOVA PETRÓPOLIS – Existem 16 programas direcionados aos agricultores em Nova Petrópolis e 13 deles estão com inscrições abertas na Secretaria de Agricultura. Os programas abertos são o serviço de máquinas pesadas, transporte de adubo orgânico, inseminação artificial de bovinos, bolsas de estudo para alunos na escola Bom Pastor, plástico para estufas, fruticultura, geomembrana, terraplanagem para construções rurais, limpeza de aviários, transporte de calcário e substratos, transporte de brita, subsídio na areia e subsídio sobre animais abatidos por tuberculose. Outros programas existentes são o trator agrícola no Vale do Caí e o trator esteira no Pinhal Alto, ambos com renovação do convênio em andamento. O Pronanp abre em abril.
CASES PELO INTERIOR
Três produtores de leite foram visitados pelo secretário de Agricultura, Jorge Lüdke, na semana passada. Conforme o secretário, as ações visam a melhoria e aumento na atividade leiteira em Nova Petrópolis.
Na propriedade de Jocemir Boone, em Linha Brasil Fundos (FOTO 1), foi executada a construção de uma estrutura para o armazenamento de cereais e produção de ração.
Em Linha Imperial (FOTO 2), na propriedade de Adriana Deeschsler, foi construído um novo alojamento para as vacas leiteiras. Já na propriedade de Ismael Becker, no Pinhal Alto, (FOTO 3) foi construído um novo alojamento para o gado leiteiro. Nos três casos, a Secretaria de Agricultura atuou com serviços de terraplanagem, transporte de brita e subsídio para a cobra da areia, previstos nos auxílios de “Terraplanagem para construções rurais”, “transporte de brita” e “subsídio de areia”.