Geral
Distribuição de cartilha e bate-papo sobre violência doméstica no Agosto Lilás de Dois Irmãos
Dois Irmãos – Em mais duas atividades do Agosto Lilás de Dois Irmãos, nesta semana, aconteceram o bate-papo sobre violência doméstica e distribuição de cartilha sobre violência contra a mulher.
O bate-papo sobre violência doméstica aconteceu, na segunda-feira (28), na sede do Clube União, com a fala da soldado da Brigada Militar, Andressa Bernardes. A soldado alertou para a importância de realizar denúncias de qualquer tipo de violência contra as mulheres e procurar a rede atendimento e proteção das mulheres.
Na manhã desta terça-feira (29), foi realizada a atividade de conscientização de rua, por meio da distribuição da cartilha: ‘A mulher e o direito de viver sem violência’, entregue no cruzamento da Avenida Irineu Becker com a Rua Novo Hamburgo. A cartilha foi entregue pela Coordenadoria da Mulher e por policiais da Brigada Militar e da Polícia Civil.
O secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Léo Buttenbender, acompanhou o bate-papo e a distribuição das cartilhas e agradeceu a participação dos policiais civis e militares que se envolveram no Agosto Lilás. “As forças de segurança de Dois Irmãos estão comprometidas com o combate à violência contra as mulheres e, isso, é um estímulo para a sociedade encaminhar denúncias de qualquer violação contra as mulheres”, destaca o secretário.
Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação de Dois Irmãos, por meio da Coordenadoria da Mulher e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) de Dois Irmãos, o Agosto Lilás de Dois Irmãos busca promover a conscientização pelo combate a qualquer tipo de violência contra a mulher.
Segundo a coordenadora da Mulher, Claudete Fritzen, será programada uma nova data para distribuição da cartilha na cidade.
Entre os principais programas e iniciativas da rede de atendimento e apoio às mulheres em Dois Irmãos estão a Coordenadoria da Mulher, o acolhimento e encaminhamento das mulheres para os serviços de atendimento do Município (CREAS, CAPS, Assistência Social e Sala das Margaridas da Delegacia da Polícia Civil); aula de Krav Maga (defesa pessoal); aula de artesanato, e grupo reflexivo de Gênero, destinado para os ofensores com medidas restritivas.
A Coordenadoria da Mulher funciona no prédio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, que fica na Rua Novo Hamburgo, 1079, bairro Primavera, junto a Praça Algemiro Fleck. Quem precisar de ajuda ou informações também pode ligar para o telefone da coordenadoria (51) 3564-8879, ramal 355.
Para denunciar qualquer ato de violência contra a mulher, também é possível utilizar os seguintes contatos. Central do Atendimento a Mulher no número 180, Brigada Militar 190, Delegacia de Polícia (51) 3564-1190 ou whatsapp (51) 9 8543-7318.