Geral
DNIT acata decisão judicial e radares eletrônicos são retomados
Obedecendo a uma medida judicial, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) vai retomar a instalação de radares em todo o país. Na região da Encosta da Serra, os dois equipamentos localizados em Picada Café na BR-116 serão religados. No Rio Grande do Sul, serão 37 novos equipamentos.
As rodovias federais gaúchas estão sem registrar infrações através dos controladores desde 14 de janeiro, quando finalizou o contrato anterior. A instalação de 1.140 radares em rodovias federais é resultado de um acordo entre a Justiça Federal com o Dnit e a União. Em acordo com o Ministério Público Federal (MPF), ficou definido que o Dnit manteria a instalação de parte dos radares em áreas consideradas críticas.
A medida foi necessária após uma ação popular, movida há cerca de três meses, contra a suspensão de instalação de radares definida pelo presidente Jair Bolsonaro. Em 31 de março, o Palácio do Planalto informou o cancelamento de 8 mil novos radares, com a alegação de que passariam por uma avaliação sobre a real necessidade de uso.
Créd. Gaúcha ZH