Conecte-se conosco

Geral

Dois Irmãos estima perdas com estiagem em R$ 5 milhões

16/02/2023 - 09h10min

Imagem: PMDI
Dois Irmãos – A Prefeitura Municipal deve aguardar mais uma semana para ver se decreta ou não situação de emergência por causa da estiagem. Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (14), o prefeito Jerri Meneghetti e os membros do Conselho Doisirmonense de Desenvolvimento Agropecuário (Condape) fizeram um levantamento da situação atual pela falta de chuva e decidiram que o município deve aguardar para ver se as previsões de chuva se confirmam ou não para tomar alguma outra medida.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Dois Irmãos, Pedro Joãozinho Becker, destacou que as 150 famílias que trabalham na agricultura tiveram perdas. “Algumas famílias foram mais afetadas e outras menos. Estimamos uma perda em torno de R$ 5 milhões. Mas decretar emergência agora vai trazer poucos benefícios. Além disso, o Município já está com outras ações para ajudar a agricultura, como a limpeza de açudes e levando água com caminhão pipa para as propriedades que necessitam”, disse.
O tenente coronel Adriano Zanini, coordenador regional da Defesa Civil, também participou da reunião e destacou que o município tem benefícios ao decretar situação de emergência, entre eles a dispensa de licitação para contratação de caminhão pipa e outros meios, mas também algumas dificuldades, como, por exemplo, o aumento no valor do financiamento para a agricultura. “O município tem que fazer uma avaliação se decreta ou não situação de emergência. Decretar situação de emergência não torna o negócio mágico. É todo um processo depois disso”, destacou.
O prefeito Jerri disse que a Prefeitura Municipal seguirá acompanhando a situação da estiagem com a Corsan e que continuará prestando a assistência que os agricultores necessitem. “Se não chover e os problemas se agravarem, vamos rever a situação e ver a possibilidade de decretar a emergência”, disse. Jerri também frisou que a Prefeitura será parceira para que seja feito um trabalho técnico nas propriedades rurais para resolver a falta de água.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.