Geral

Dois Irmãos inicia campanha de vacinação dia 23

18/04/2018 - 23h43min

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em Dois Irmãos, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente, começa a partir do próximo dia 23 de abril e segue até 1º de junho, sendo 12 de maio o Dia D da Mobilização Nacional.

Conforme a responsável pelas imunizações, Melissa Pereira Bolson, a Campanha de Vacinação tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, no público-alvo.

O público-alvo a ser imunizado neste ano são crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, população indígena, indivíduos com 60 anos ou mais, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, apenados, funcionários do sistema prisional, portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e com condições clínicas especiais (de acordo com o quadro abaixo).

É indispensável aos portadores de doenças crônicas e condições clínicas especiais a apresentação da prescrição médica com justificativa no ato da vacinação“, disse Melissa. Com o intuito de facilitar o atendimento, Melissa solicita que os usuários tenham em mãos documentos o Cartão de Vacinação e o Cartão SUS.

Horários de Vacinação

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município disponibilizarão a vacina contra a gripe, com exceção da UBS do Bairro Bela Vista. Os usuários dessa unidade deverão se vacinar na UBS do Centro da cidade. Os horários de vacinação nas UBSs será das 8h às 16h e na UBS do Centro das 8h às 17h.

No dia 12 de maio, Dia D da Mobilização Nacional, todas as UBSs estarão disponibilizando as vacinas, inclusive a do Bairro Bela Vista. O horário de atendimento neste dia será das 8h às 17h, somente a UBS São Miguel atenderá das 8h às 12h.

Público-alvo

– Crianças de 6 meses a  menores de 5 anos de idade (04 anos, 11 meses e 29 dias);

– Gestantes;

– Puérperas (isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias);

– Trabalhadores da saúde;

– Professores da rede pública ou privada;

– Povo indígena;

– Idosos (60 anos ou mais);

– Pessoas privadas de liberdade e Funcionários do Sistema Prisional;

– Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e com condições clínicas especiais (somente com prescrição médica com justificativa).

Indicações relacionadas

** As categorias de risco clínico com indicação da vacina influenza sazonal no Brasil para 2018, segundo o Ministério da Saúde são:

Doença respiratória crônica: Asma em uso de corticóide inalatório ou sistêmico (moderada ou grave); DPOC; Bronquiectasia; Fibrose cística; Doenças intersticiais do pulmão; Displasia broncopulmonar; Hipertensão arterial pulmonar; Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.

Doença cardíaca crônica: Doença cardíaca congênita; Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade; Doença cardíaca isquêmica; Insuficiência cardíaca.

Doença renal crônica: Doença renal nos estágios 3, 4 e 5; Síndrome nefrótica; Paciente em diálise.

Doença hepática crônica: Atresia biliar; Hepatites crônicas; Cirrose.

Doença neurológica crônica: Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica; Considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: AVC, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares; doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, e deficiência neurológica grave.

Diabetes: Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso e medicamentos.

Imunossupressão: Imunodeficiência congênita ou adquirida; imunossupressão por doenças ou medicamentos.

Obesos: Obesidade grau III.

Transplantados: Órgãos sólidos ou medula óssea.

Portadores de trissomias: Síndrome de Down, síndrome de Klinefelter, síndrome de Wakany, dentre outras trissomias.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário