Geral

Dois Irmãos lança conscientização sobre animais atropelados

11/07/2023 - 09h37min

Dois Irmãos – Uma equipe do Departamento de Meio Ambiente percorre, diariamente, as principais vias de Dois Irmãos recolhendo animais mortos que são vítimas de atropelamento.
Segundo o Departamento de Meio Ambiente, os motoristas devem dirigir dentro do limite de velocidade indicado nas rodovias para evitar o atropelamento de animais silvestres.
“Pedimos a sensibilização dos motoristas, principalmente em vias localizadas às margens de áreas de vegetação nativa e próximas de cursos d’água, que são importantes corredores ecológicos para fauna. Os atropelamentos estão entre as principais causas de morte de animais silvestres no Brasil”, disse Renata Padilha, do Meio Ambiente.
Os tutores de animais, cães e gatos, também são responsáveis em deixá-los seguros em um espaço cercado para impedir fugas, agressões a pessoas e a outros animais ou danificar bens de terceiros. O proprietário que abandonar os animais em vias públicas pode responder por crimes de maus tratos e pelos danos decorrentes de acidentes.
Os efeitos dos atropelamentos sobre a fauna são diretos ao ocasionar a morte desses animais, sendo as espécies ameaçadas de extinção ou com baixa densidade populacional as mais ameaçadas, acarretando na diminuição da biodiversidade.
Em decorrência às colisões com os animais, podem ocorrer danos materiais, lesões e até a morte das pessoas envolvidas nos acidentes, por isso atenção redobrada, é sinônimo de segurança para todos.
Entre a última segunda e terça-feira, dias 3 e 4 de julho, foram recolhidos um Graxaim, um Mão-Pelada e quatro filhotes de gambás. Todos eles vítimas de atropelamento.
Em 2021, a Administração Municipal de Dois Irmãos, através do Departamento de Meio Ambiente, instalou placas educativas, em diversas vias públicas, para alertar motoristas e moradores da presença de animais silvestres.
Caso presenciar algum animal atropelado, contate o Departamento de Meio Ambiente de telefone (51) 3564-8894 ou WhatsApp (51) 9 9750-3505.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário