Destaques
Dois Irmãos: menina com deficiência visual mostra que nada é impossível

Há quatro meses Roberta integra grupo de dança
Por Carla Fogaça
Dois Irmãos- A adolescente Roberta Rohte Boeff, 12 anos, recentemente superou todos os limites e mostrou que nada é impossível quando se sonha. A menina que nasceu com deficiência visual, devido a mal formação, faz parte do grupo de dança da ACT Os Taura e dançou com o grupo no Natal dos Anjos.
Segundo a mãe de Roberta, Vanice Roseli Rohte, a menina leva uma vida normal e a dança só mostrou que ela realmente é capaz. “Fui com minha família na ACTG e fiquei interessada em fazer parte da dança, então fui e consegui”, conta Roberta.
Roberta está no grupo tem quatro meses e disse orgulhosa que conseguiu pegar a coreografia rapidamente. “Fazer parte do grupo é uma experiência muito boa e ter feito parte da programação do Natal dos Anjos foi ainda melhor”, destaca.
Segundo a mãe Vanice, Roberta é dedicada e estudiosa
Olhar voltado para a inclusão na dança
Segundo o professor de dança Anderson Haack, ele sempre teve um olhar voltado para a inclusão social. “Já tivemos integrantes com diferentes graus de autismo, mas é a primeira vez que temos uma com deficiência visual e eu me surpreendi com a Roberta. Além dela ser bem para frente é uma pessoa dedicada”, conta.
Ainda de acordo com o professor, no caso da Roberta ela mesma mostrou para ele o caminho, foi muita conversa, confiança e dedicação que firmaram em tão pouco tempo. “Ela se integra ao grupo de uma forma igual aos colegas, mas com o cuidado e que a deficiência visual impõe e o resultado foi lindo e vai ser cada vez melhor”, salienta.
Apresentação no Natal dos Anjos
Roberta se dedicou até que conseguiu. Segundo Anderson, ela ensaiava em casa, além dos ensaios extras que realizaram para que ela pegasse a coreografia e todos os integrantes se empenharam em ajudar ela no que fosse preciso. “E também identifiquei os peões do grupo que tinham mais facilidade para auxiliar ela”.
Não existe limite
Roberta mostra que nada é impossível quando se deseja algo. E deixou um recado para cada leitor, que juntando com o exemplo de vida dela tem muita relevância: “Nunca desista dos seus sonhos, eu não desisti do meu”!