Destaques
Dois Irmãos passará a oferecer Wi-Fi gratuito em espaços públicos
Dois Irmãos – Com o objetivo de promover a inclusão digital e proporcionar mais um motivo para os moradores aproveitarem os espaços públicos de Dois Irmãos, a prefeita Tânia da Silva, ao lado do vice-prefeito e secretário de Administração, Jerri Meneghetti, e o secretário de Serviços Urbanos, Segurança, Transporte e Trânsito, Dirceu Fleck, assinaram contrato para execução do projeto “Wi-Fi Livre” – Internet banda larga gratuita nos espaços públicos do Município, junto com a empresa parceira Renovare Telecom, representada pelo sócio-diretor Luis Henrique Lehnen.
O projeto tem como objetivo o fornecimento de sinal gratuito de internet por sistema Wi-Fi e integra o Programa “Cidade Inteligente” de Dois Irmãos. A internet será disponibilizada em 26 espaços, como parques, praças e academias de saúde, Complexo Esportivo Municipal, Museu Municipal, Palco Móvel, além de dois ônibus do Município destinados ao transporte de pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS, podendo ser acessados por qualquer dispositivo com tecnologia Wi-Fi.
O novo serviço não terá custo ao município, uma vez que o formato de contrato é em parceria com a empresa vencedora da licitação. Segundo Jerri, a empresa fornecedora de internet terá, como contrapartida, a possibilidade de publicidade nos espaços públicos do município. “Será garantido uma alta velocidade, bastante satisfatória, tanto para download quanto para upload, para o número previsto de usuários simultâneos por localidade”, disse Jerri.
A empresa iniciará o trabalho de instalação da internet nos espaços públicos a partir da próxima semana. Os locais com internet estarão devidamente identificados com uma placa. O contrato com a prestadora de serviço tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por até cinco anos.
Lançamento de aplicativo
Conforme Jerri, a Administração Municipal, em breve, lançará um aplicativo com diversas possibilidades de acesso a serviços públicos à comunidade. “Antes de lançarmos o aplicativo, a Administração entendeu a necessidade de lançar o Projeto Wi-Fi Livre, proporcionando acesso e conectividade para todos os cidadãos, contemplando todos os bairros. É a forma legal de disponibilizar internet gratuita, pois o outro modelo discutido no passado implicaria em tornar o Município um provedor de internet, o que requer estrutura, call center, equipe de manutenção e licenças específicas dos órgãos reguladores. A velocidade que será disponibilizada pela empresa vai surpreender, superando as expectativas”, conclui Jerri.
Leia também: