Região
Dois Irmãos presente no evento de celebração do ano da Rota Romântica
A entidade destacou que 2024 foi marcado por conquistas e desafios
DOIS IRMÃOS
A Associação Rota Romântica reuniu na última terça-feira (26/11), representantes dos municípios e associados para celebrar o findar de mais um ano.
A entidade destacou que 2024 foi marcado por conquistas e desafios, destacando a união dos municípios como o grande diferencial e pela comemoração dos 200 anos da Imigração Alemã, com a realização de vários eventos alusivos à data. Apesar das adversidades, a Rota Romântica encerrou o ano com mais dois grandes legados para a comunidade: um documentário e um livro sobre a imigração alemã.
O prefeito de Dois Irmãos, Jerri Meneguetti, o vice-prefeito, Juarez Stein, e o Chefe de Gabinete, João Luiz Weber, participaram da atividade, que aconteceu em Santa Maria do Herval, e teve a presença de outros prefeitos e dirigentes dos municípios associados. “Dois Irmãos é parceiro e testemunha do trabalho da Rota Romântica, em prol do turismo e na preservação dos valores e da cultura que moldam nossa região”, destacou Jerri.
Durante o evento, a presidente da associação, Terezinha Marina Kuhn Haas, entregou uma placa de agradecimento a todos os Prefeitos presentes ou representados e ressaltou as parcerias construídas nos últimos anos. “Fizemos boas obras e escrevemos lindas linhas na história de nossas cidades, na história da nossa Rota Romântica”, disse Terezinha.
Documentário
O documentário, “Raízes Germânicas, a Jornada de um Povo”, que vai estar disponível no canal do YouTube da Rota Romântica, traz o conhecimento de seis memorialistas da comunidade sobre o processo da imigração alemã. Entre eles, o do vice-prefeito de Dois Irmãos, que também se dedica e é um pesquisador do surgimento e desenvolvimento da região, que já publicou alguns livros sobre o tema, disponíveis em https://juarezstein.wordpress.com O livro será distribuído nos municípios e poderá ser adquirido pelo WhatsApp (54) 9 9667-3488. Escrito por Felipe Kuhn Braun, o livro apresenta sua pesquisa sobre o processo de imigração e construção das 14 cidades da Rota .