Geral

Dois Irmãos recebe novo formato de armadilhas contra o Aedes aegypti

06/05/2022 - 15h58min

Dois Irmãos- Entre a quarta e quinta-feira (04 e 05), agentes de endemias da Secretaria de Saúde de Dois Irmãos e agentes do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) estão instalando 10 armadilhas (mosquitecas) em pontos estratégicos da cidade para coletas de mosquitos Aedes aegypti adultos.

O objetivo das armadilhas é captar o mosquito adulto (fêmeas) e remetê-los ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (LACEN/RS), para pesquisa com o objetivo de verificar variações genéticas e mutações.

As armadilhas estão sendo instaladas pelas agentes de endemias locais, Márcia Skonetzky e Waleska Carolina Souza da Silva, e os agentes do CEVS, Max Salgueiro e Elson Rezende.

“Com os resultados dessas novas armadilhas para coleta de mosquitos poderemos qualificar o monitoramento do Aedes”, explica Elson.

As armadilhas antigas (larvitrampas) usadas no Município já haviam sido desativadas pois eram usadas para monitorar a presença do Aedes na cidade. Como o município, assim como muitos outros do RS, já era considerado infestado, o uso dessas armadilhas já não fazia mais sentido.

O biólogo da Vigilância Ambiental, Fernando Timm, explica que o estudo permitirá um melhor conhecimento do vetor, o que o auxiliará no planejamento do combate ao mosquito e no controle da dengue, da zika e da chikungunya.

 

Recomendações

As agentes de endemias ressaltam que é importante que a população continue alerta realizando ações simples que podem ajudar no combate do mosquito Aedes aegypti, como: limpeza de pátios, evitar água parada em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de plantas, além de manter a caixa d’água sempre fechada.

Sair da versão mobile