Destaques
“É um momento de refletirmos se a educação é prioridade”, diz professora de Dois Irmãos
Dois Irmãos – As escolas estaduais de Dois Irmãos, 10 de Setembro e Affonso Wolf, aderiram de forma parcial a greve dos professores da rede do Rio Grande do Sul, anunciado no último dia 18. Na escola do bairro Vale Verde, a paralisação atinge grande número de participantes. Cerca de 65 dos 80 servidores – entre professores e funcionários – estão paralisados. Na 10 de Setembro, são cerca de 11 dos 48 servidores. As aulas estão ocorrendo conforme possível em determinados horários.
Os servidores protestam contra o pacote de medidas apresentados pelo governador Eduardo Leite, no último dia 13, que inclui a reestruturação da carreira do magistério.
Na manhã de sábado, dia 23, uma manifestação em prol dos professores ganhou as ruas de Dois Irmãos. Participaram da ação, que ocorreu pelas ruas centrais, professores das duas escolas, famílias e até professor da rede municipal, que apoia a luta dos colegas. A professora Hellen Martins, da 10 de Setembro, reforça que este é um grande momento de reflexão sobre o pauta educação. “É um momento de refletirmos o que esperamos para o futuro e se a educação é prioridade, ou não. Estamos nessa luta pelos nossos direitos”, disse ela. O colega Rafael Terra também ressalta a importância da mobilização. “Essa manifestação de Dois Irmãos vai mudar a realidade? Não fazer nada também não vai mudar”, completou.