Geral
Economia: novas empresas devem se instalar em Dois Irmãos
Dois Irmãos- Nos últimos meses Dois Irmãos teve um avanço significativo na economia. Segundo o secretário de Desenvolvimento e Econômico Edson Luis Maicá Severo, no ano passado foram vendidos os últimos lotes do Distrito Industrial. Com isso, novas empresas vão se instalar no município ou ampliar seus empreendimentos. “Terminamos o ano de 2021 com saldo positivo de 1.102 empregos e começamos o ano de 2022 com 230 novos empregos gerados”.
Ainda conforme Maicá, a economia está se recuperado após a pandemia e uma das ações que ajudaram foi o pacote de auxílio às empresas da Prefeitura. “Entre as medidas tomadas estão a prorrogação do pagamento do IPTU em 2021, o microcrédito em parceria com o Sicredi, o lançamento da Nota Fiscal Gaúcha de Dois Irmãos, a capacitação junto ao Sebrae para vendas online e o auxílio aluguel para empresas e comércio. Reflexo disso é o aumento de vagas de trabalho e a manutenção das empresas durante a pandemia”, destaca.
Comprar no comércio local fortalece a economia da cidade
O secretário explica que quando o cidadão compra no comércio da sua cidade os impostos retornam para a própria pessoa, que depois é revertido em educação, saúde, segurança pública e outras áreas. “O dinheiro circula no município e mantêm as empresas e comércio de portas abertas, consequentemente gerando empregos”.
Economia diversificada
Segundo Maicá, a economia de Dois Irmãos é bem diversificada, pois as áreas de serviços e comércio estão crescendo, juntamente com a indústria e o setor agropecuário. “Isso ajuda no momento em que um setor tem uma queda, o município não é tão afetado”, conclui.
Melhor cidade para empreender
O município se encontra no ranking nacional entre as melhores cidades para empreender no Brasil. Na seleta lista, Dois Irmãos aparece em 85º lugar, sendo a 2º posição no Rio Grande do Sul. A cidade conta, atualmente, com mais de 3200 empresas.