Geral

Educação: Programa Tempo de Aprender é realidade em Picada Café

28/03/2023 - 20h16min

Picada Café – Com o objetivo de melhorar a qualidade da alfabetização, Picada Café é um dos municípios que aderiu ao Programa Nacional de Alfabetização Tempo de Aprender, que desenvolve ações que atuam no sentido de aprimorar a formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores. A coordenadora do Tempo de Aprender em Picada Café, professora Carla Backes Klauck, trabalha no sentido de divulgar o programa e garantir os materiais e ferramentas disponibilizadas por ele, além de assessorar no processo de seleção dos assistentes de alfabetização e no monitoramento das atividades realizadas por ele. “Todas as escolas municipais que contam com turmas de 1° e 2° anos têm um assistente de alfabetização – Santa Joana Francisca, 25 de julho e Amiguinho”, salienta.
Carla explica que cada escola organiza a melhor forma de atuação do assistente de alfabetização, sendo que este pode atuar diretamente em sala de aula, auxiliando o professor com alunos com mais dificuldades, ou com os demais, para que assim o professor possa dar atenção mais direta aos alunos que mais necessitam. “É possível que ele atue em momentos de atividades no turno contrário, auxiliando os alunos que têm mais dificuldades. O fundamental é que esta pessoa auxilie o professor alfabetizador nas atividades estabelecidas e planejadas por ele”, enfatiza.

 

MUITO POSITIVO
O Tempo de Aprender, segundo a professora Carla, é um programa muito positivo e vem para que possamos avançar cada vez mais no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, especialmente nesta etapa tão importante que é o ciclo de alfabetização. “A atuação como assistente de alfabetização é considerada atividade de natureza voluntária e os assistentes recebem apenas ajuda de custo mensal, para fins de ressarcimento de despesas pessoais com alimentação e transporte”, conclui. Assistente de alfabetização pelo segundo ano consecutivo, a jovem Tainara Adams elogia o programa Tempo de Aprender e diz que é gratificante participar desta iniciativa que dá maior experiência para quem ainda não tem muita bagagem. “Estar todos os dias em sala de aula, junto com a professora, faz a diferença. Conseguimos ver a didática e a metodologia que a professora usa em sala de aula e nos inspiramos em quem a gente convive”, salienta. Tainara enfatiza que é importante ver como as professoras lidam com as questões e dificuldades em sala de aula. “É uma experiência maravilhosa por ser uma espécie de estágio preparatório para atuar em sala de aula”, conclui. Na foto, professora Carla e a assistente de alfabetização Tainara com alunos da Escola Santa Joana Francisca.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário