Conecte-se conosco

Geral

“Elefante branco” completa 10 anos e Nova Petrópolis ainda não sabe quando terá ETE

11/04/2023 - 07h01min

Atualizada em 11/04/2023 - 09h07min

Estação começou a ser construída em 2013 e completa fez anos em 2023 (CRÉD. GIAN WAGNER BAUM)

Plano Nacional prevê que municípios tratem 90% do esgoto doméstico até 2033

Assinado por Gian Wagner Baum

Nova Petrópolis – Um famoso elefante branco completa sua primeira década em Nova Petrópolis: a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Localizada no bairro Logradouro, a obra começou a ser construída ainda em 2013, quando o prefeito era Regis Hahn. A obra passou pelas duas administrações de Lelo e não foi concluída. O contrato firmado com a empresa chegou a ser rescindido e a obra ficou abandonada. Quando finalmente foi finalizada e seria entregue para a Corsan, a empresa não aceitou a estação, alegando que a tecnologia empregada já estava defasada.

Em 2021, quando Nova Petrópolis e a Corsan renovaram o contrato de concessão, a Prefeitura conseguiu que a Corsan se responsabilizasse por refazer o projeto. Porém, a previsão é que o projeto refeito seria entregue no final de 2022. Passados quatro meses, o município ainda não teve retorno da concessionária e a situação da ETE segue indefinida. Segundo este mesmo contrato, a obra deveria ser entregue no ano que vem.

CORRIDA CONTRA O RELÓGIO – Com o Plano Nacional de Saneamento Básico, Nova Petrópolis começa uma corrida contra o tempo para conseguir, em dez anos, tratar 90% do esgoto doméstico. Para isso, Nova Petrópolis precisará contar com a estação em pleno funcionamento aliado às chamadas soluções individuais, que já vem sendo trabalhadas desde 2013.

A Prefeitura informou que no contrato com a Corsan a meta de universalização é garantida pela concessionária. Já em soluções a curto prazo, neste ano está previsto o início da coleta de esgoto através da limpeza de fossa. Esse serviço de coleta irá complementar o sistema de tratamento individual que já é realizado desde 2010. Esse sistema é composto por fossa, filtro e sumidouro.

Soluções individuais

As já citadas soluções individuais são aquelas feitas de casa em casa para amenizar a falta de um sistema completo. O sistema individual com fossa já é usado desde 2010 e, desde lá, todos projetos de construção aprovados contam com o sistema de fossa, filtro e sumidouro.

Outro tipo de trabalho realizado é a limpeza da fossa. Na renovação do contrato Nova Petrópolis/Corsan ficou incluso a previsão de um sistema de limpeza no município até esse ano. Conforme a Prefeitura, já existem tratativas com o programa Solutrat, através da concessionária, a fim de começar a coleta ainda neste ano.

Porém, nestas soluções vive outro impasse. A Corsan quer começar a coleta por um bairro, porém, a Prefeitura entende que é melhor começar pelos edifícios do Centro. A Corsan alega que a Agergs (agência responsável pela regulação dos serviços no Estado) ainda não regulamentou a coleta em edifícios.

Um atraso na lei

Nova Petrópolis pecou em uma exigência e, ao contrário de Ivoti, por exemplo, não exige que os novos loteamentos tenham sua própria ETE. A Prefeitura está com um projeto na Câmara que trata do parcelamento de solo. Essa lei pretende tornar obrigatória a implantação de sistemas de tratamento de esgoto nos loteamentos. Essa lei valerá para loteamentos maiores, enquanto os menores seguirão o uso dos sistemas individuais até a elaboração de estudo para um sistema de coleta coletiva previsto para 2025.

Vegetação toma conta da estrutura que, quando entregue, foi recusada pela Corsan (CRÉD. GIAN WAGNER BAUM)

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.