Conecte-se conosco

Destaques

Eleições 2020: O Diário entrevista Sargento Ribeiro (Republicanos), candidato a Prefeitura de Hortêncio

20/10/2020 - 18h04min

Atualizada em 21/10/2020 - 09h22min

São José do Hortêncio – Aos 52 anos, além de uma carreira de 27 anos como policial militar, Ribeiro já trabalhou no comércio e como metalúrgico. Na política, é a primeira vez que ele irá concorrer a um cargo público.

Caso seja eleito, qual será o seu primeiro ato no governo?

“Nosso primeiro ato no governo será averiguar toda a parte financeira: ver como está o município financeiramente e observar como ele estava sendo gerido. Assim, após isto, a partir deste momento, nós faremos uma busca para que consigamos trazer indústrias para dentro de São José do Hortêncio”.

Hortêncio realizou diversas obras nos últimos anos, em especial em ampliação de espaços e pavimentações. O que o candidato propõe neste sentido?

“Na nossa administração, assim que o município conseguir uma maior arrecadação, investiremos em diversos setores. Saúde principalmente. É muito importante para a população que seja priorizado e melhorado o transporte de pacientes por ambulância, colocando um técnico junto ao paciente no deslocamento, para que ele seja bem atendido, caso necessário. E, outra coisa importante que a gente vai priorizar – também na área de saúde – será estender o atendimento para o Hospital Sagrada Família de São Sebastião do Caí e também para o Hospital Montenegro”.

“São coisas assim, bem importantes, que nós queremos a participação da comunidade. Que tenhamos essa participação, juntos, sempre ouvindo a comunidade”

Estamos em uma pandemia. Mesmo que haja uma vacina ou cura, você terá que lidar com uma nova realidade social e econômica. Como o candidato irá trabalhar?

“A gente tem conhecimento nesta área também, estamos acompanhando diariamente o que está acontecendo. Nós pretendemos investir de acordo com a arrecadação que o município possui, nos programando bem nesta área. Porque sabemos que é muito importante para toda a comunidade de São José do Hortêncio que o gestor acompanhe as necessidades da população”.

Cada vez mais está em alta a transparência no Poder Público. Qual sua opinião sobre o assunto e, caso eleito, como você pretende ser transparente na gestão?

“Bom, colocaremos sempre tudo às claras. Mostraremos tudo que está sendo feito pelos gestores e o que está acontecendo dentro da Prefeitura. Procuraremos colocar, sempre, tudo o que está acontecendo às claras, para que a população tenha conhecimento através do site da transferência”.

Consultando a população, boa parte fez apontamentos relacionados às comunidades do interior, indicando que não há a devida atenção. Quais políticas o candidato propõe a estas localidades?

“Andando pelos interiores, a gente vê – desde a época em que eu trabalhava na área de segurança – que as estradas hoje são uma dificuldade para os agricultores. Então, trabalharemos com melhorias para que possa ser escoada a produção dos agricultores”.

“Colocaremos sempre tudo às claras. Mostraremos tudo que está sendo feito pelos gestores e o que está acontecendo dentro da Prefeitura”

A agricultura familiar é uma marca da nossa região. Quais demandas pretende concretizar para fortalecer os trabalhos no campo?

“Nós temos um projeto que prevê ajudar os agricultores e os pequenos agricultores da agroindústria, auxiliando eles em várias áreas. Também incentivaremos os jovens agricultores a permanecer no campo – isto com novas tecnologias, junto à Emater e com a Secretaria da Agricultura”.

Ribeiro e o vice Jorge Curtinaz têm realizado campanhas para se tornarem administradores do município

Principais desafios:

“Nossos principais desafios serão fazer o que os outros administradores deixaram de fazer. A gente vem acompanhando a situação há tempos e vendo que ainda foi deixado muita coisa por fazer no município, mas nós vamos enfrentar de peito aberto este desafio e, com certeza, vamos vencer junto com a população”.

INFRAESTRUTURA

“Eu penso que na infraestrutura a gente precisa mudar algumas coisas que hoje estão um pouco obsoletas. Temos que modificar o município para melhor. Por exemplo, as sinalizações: nós temos que identificar bem, porque, hoje, quem vem de fora não consegue se localizar no nosso município. Temos que investir também na área do turismo, pretendemos fazer os pórticos. São coisas assim, bem importantes, que nós queremos a participação da comunidade. Que tenhamos essa participação, juntos, sempre ouvindo a comunidade”.

DESPORTO E LAZER

“No desporto, nós queremos modificar algumas coisas no Parque Municipal. A gente precisa investir mais, diversificar o esporte. Tem pessoas que gostam de praticar motocross, jovens que gostam de praticar atletismo, futebol de areia, voleibol de areia, bem como outras áreas, até para pessoas que têm alguma dificuldade e que não estamos dando a elas oportunidades. E no lazer, acho que temos que trabalhar para, junto com a população, vermos quais são as áreas mais necessárias para nós investirmos. Não podemos ser autoritários e não ouvir a comunidade”.

COMÉRCIO E INDÚSTRIA

“Bom, eu penso que o comércio e a indústria que atualmente temos no nosso município têm estado um pouco desmotivados. Todos que até então passaram pela administração da cidade, não deram muita importância para o comércio local. Então, por estas razões, nós queremos dar um incentivo para as pessoas que são comerciantes aqui em São José do Hortêncio, porque vimos que eles estão carentes deste apoio, desta mão que a gestão precisa oferecer à população. Precisamos apoiar não só o comércio local, mas a indústria local também”.

“Nós vamos enfrentar de peito aberto este desafio e, com certeza, vamos vencer junto com a população”

EDUCAÇÃO

“Na educação também, penso de forma similar. Assim, consideramos que: o que precisamos – e o que nós queremos fazer – é incentivar os professores. Vamos motivá-los a continuar fazendo seu trabalho, porque a gente sabe que é algo dedicado – eu sei porque já acompanhei, algumas vezes, o trabalho deles. E, desta forma, vamos qualificá-los dentro de seus trabalhos, bem como faremos algumas modificações em certas coisas dentro da Secretaria da Educação e, assim, buscaremos sempre estar apoiando os professores do nosso município”.

SAÚDE

“A população chega ao local, por vezes com um problema de saúde, e o atendente, algumas vezes, não atende com qualificação. Eu acho que tem que atender bem, ver se o paciente está precisando de um atendimento rápido ou urgente. Vou citar eu como exemplo: uma vez fiquei das 14 até as 18h para receber uma receita, perguntei para quem me atendeu se era normal isso e a profissional disse que estava sendo daquela forma. Então, na nossa gestão, queremos que a população seja bem atendida. Outra coisa que está no nosso plano de governo é a Farmácia Solidária: ela dará um up a mais na medicação que já está sendo disponibilizada pelo posto de saúde”.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.