Conecte-se conosco

Destaques

Eleições 2020: pré-candidaturas são marcadas por especulações em Nova Petrópolis

03/10/2019 - 14h00min

Nova Petrópolis – Apenas um nome é cotado como pré-candidato ao Executivo. Jorge Darlei Wolf, vereador do PSDB, é o nome da oposição até o momento. As articulações dos partidos estão discretas e o próprio Darlei diz que nada está definido. “Tudo depende da convenção, que será a definição final do partido. O nome está à disposição mas nada está definido”, conclui.

Ao que tudo indica, a eleição se dará entre dois partidos: situação do PP e oposição dos tucanos, hoje com a maior bancada no Legislativo. Porém o MDB, que já esteve com o governo antes do pleito de 2016, diz que poderá surpreender.

PSDB – O principal nome no momento é do Jorge Darlei Wolf. Ele foi o vereador mais votado na última eleição, retornando ao Legislativo e compondo a maior bancada da Câmara. O ex-prefeito Lui Schenkel, derrotado com o PSDB em 2016, já falou que não pretende se envolver com as eleições do próximo ano, o que sustenta o nome de Darlei no partido.

PP – Dois nomes se destacam no partido. Um deles é o do secretário de Educação, Ricardo Lawrenz. Ele já foi vice-prefeito, secretário em duas pastas distintas e é um dos nomes mais comentados a suceder o atual prefeito Lelo. Outro que teria interesse de se lançar como candidato é Oraci de Freitas, atualmente secretário de Obras e que também acumula passagens pelo Legislativo. A diretoria do partido foi procurada pela reportagem, que não recebeu retorno até o fechamento desta matéria.

MDB – Após surpreender ao se desligar do governo em 2016 e lançar Naira Seibt como primeira candidata mulher à Prefeitura de Nova Petrópolis, o MDB diz que pode voltar a surpreender. O presidente do partido, Bruno Seger, confirma que, atualmente, a sigla é oposição mas que não decidiu se apoiará algum lado ou se lançará candidatura própria novamente. “Temos muitos nomes bons e fortes filiados ao partido. Podem vir surpresas”, conta Seger. Daniel, vereador pelo partido, é um nome cogitado para o Executivo. O vereador disse que ainda não se decidiu e tomará a decisão no próximo ano.

PSB – A sigla também não se decidiu em que lado do muro ficará. Uma das possibilidades que se desenha é a de Rodrigo Santos ser candidato vice-prefeito em uma eventual chapa com Darlei, do PSDB. O presidente Edgar afirma que, nos próximos dias, iniciam a conversas dentro do partido para decidir uma posição e de que lado e como se posicionará para o pleito de 2020.

PDT – O PDT está com o governo desde o início quando juntou o ex-vereador Charles Paetzinger, que até então era oposição, com o prefeito Lelo, em 2016. Mesmo deixando uma pasta a mais para o PP, o partido aparenta que seguirá com o governo. O vereador Jerônimo Pinto chegou a ser líder de governo na Câmara até 2018 e é um nome forte dentro do partido para formar chapa. Outro nome cogitado é o do próprio vice-prefeito Charles Paetzinger. A diretoria do partido foi procurada pela reportagem, que não recebeu retorno até o fechamento desta matéria.

PSL – O partido do Presidente da República tem ganhado popularidade em Nova Petrópolis e também foi protagonista de manifestos na Câmara de Vereadores contra o empréstimo de R$ 14 milhões. “Estamos em constante contato com a executiva estadual e avaliamos as possibilidades para as próximas eleições”, disse o presidente do partido, Cristiano Farias. “Cremos que podemos eleger vereadores em nosso município e a candidatura a prefeitura é uma realidade que estamos discutindo e avaliando”, explica o presidente.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.