Geral
Em carta, Papa Francisco condena ‘atrocidades’ de casos de pedofilia nos EUA
O papa Francisco publicou uma carta aos católicos de todo o mundo condenando as “atrocidades” cometidas por padres pedófilos na Pensilvânia, EUA. Investigações apontam que mais de 300 padres cometeram abusos sexuais contra mais de 1.000 crianças.
Em relatório a Suprema Corte da Pensilvânia relata que seria um esforço “sistemático” feito por líderes da Igreja por mais de 70 anos para encobrir os crimes.
“Embora possamos dizer que a maioria dos casos pertence ao passado, podemos constatar que as feridas infligidas não desaparecerão nunca, o que nos obriga a condenar com força estas atrocidades”, afirma o Papa Francisco.
O Vaticano já havia se pronunciado sobre os casos de abusos sexuais, cita “vergonha e dor”. Mas o Papa Francisco resolveu ir mais afundo, usou duras palavras, e fez um apelo a comunidade católica por uma mobilização para “denunciar tudo aquilo que coloca em perigo a integridade de qualquer pessoa”.
O relatório foi divulgado no momento em que a Igreja Católica luta em diferentes países para combater os escândalos envolvendo abusos sexuais.
LEIA TAMBÉM:
Agências dos Correios poderão emitir carteira de trabalho sem custo