Geral

Em dia festivo, Nova Petrópolis celebra o bicentenário da imigração alemã

26/07/2024 - 09h31min

Atualizada em 26/07/2024 - 09h31min

Inauguração do monumento na entrada da Aldeia Histórica (CRÉD. FRANCIS LIMBERGER)

Aldeia do Imigrante e Praça das Flores receberam centenas de visitantes no feriado do colono

GIAN WAGNER BAUM

Nova Petrópolis celebrou nesta quinta-feira (25) o bicentenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul com muita animação e programação cultural. As atividades do dia começaram cedo com um culto ecumênico na Capela do Imigrante, na Aldeia Histórica. O momento de fé remete a um dos principais pilares da comunidade de imigrantes que se instalou nestas terras há 200 anos. Em seguida, foi inaugurada uma belíssima obra de arte na entrada da Aldeia Histórica. O Monumento em Homenagem ao Imigrante é um trabalho em madeira em tamanho real que servirá de portal de entrada para a parte histórica do parque.
Logo após, as comemorações começaram com a transmissão do programa Origens Germânicas pela Imperial e a bandinha começou a animar o público no coreto do Parque Aldeia do Imigrante. A tarde seguiu com muita alegria no parque e contou com almoço festivo, bandinha típica, apresentação de grupos de danças folclóricas. A banda Hopus encerrou a programação no parque com uma grande festa de música alemã.

Schützenhaus se apresentou no coreto do Parque (CRÉD. FRANCIS LIMBERGER)

NA RUA COBERTA – Já o 51º Festival Internacional de Folclore realizou atividades que lembraram o legado deixado pelos imigrantes alemães em Nova Petrópolis. No início da tarde aconteceu a reexibição do documentário “Nos Passos da Tradição – a história da dança folclórica em Nova Petrópolis”, desta vez no telão da Rua Coberta. Após apresentações artísticas, foi realizada uma oficina do Panelas da Diversidade, desta vez sobre produção de cuca, um item típico da gastronomia colona.A secretária estadual de Cultura, Beatriz Araujo, esteve em Nova Petrópolis e participou da oficina. Em suas falas, ressaltou a importância da comemoração deste marco histórico através da preservação da cultura. Durante a noite da quinta-feira ocorreu a roda de memória “Prost: as peripécias da colônia”, com a participação de sete pessoas de Nova Petrópolis contando histórias do cotidiano das suas comunidades.

Participação da secretária estadual Beatriz Araújo no Panelas da Diversidade especial do bicentenário (CRÉD. GIAN BAUM)

PROGRAMAÇÃO DO BICENTENÁRIO NO FIF – A programação Festival Internacional de Folclore em alusão ao Bicentenário segue no sábado, 27 de julho, às 16h, com a palestra “Sementes germânicas, frutos brasileiros”, no Espaço Sicredi. A atividade será ministrada pelo jornalista Leandro Staudt e pela doutora em história Isabel Cristina Arendt. No domingo, 28 de julho, às 10h30, ocorre o programa Festival de Bandinhas, da Rádio Imperial, e às 20h15 será apresentado o especial “Vozes do Bicentenário”, com um Grande Coro Masculino e a Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis. Todas as atividades são abertas ao público e têm entrada gratuita.

Nove Colônias celebrou o Dia do Colono
A comunidade do interior também celebrou o seu dia. A sociedade de Nove Colônias celebrou mais uma vez a tradicionalíssima Festa do Colono. O evento contou com centenas de pessoas, almoço e baile durante a tarde.

Sair da versão mobile