Conecte-se conosco

Destaques

Em Lindolfo, animais abandonados preocupam moradores da Capivarinha

30/01/2019 - 08h44min

Atualizada em 30/01/2019 - 09h18min

Lindolfo Collor – Moradores da Capivarinha estão reclamando da frequência com que animais têm sido abandonados na região. Segundo relatos ouvidos pelo Diário, quase todos os dias há cães ou gatos deixados no local, que, algumas vezes, são adotados pelas famílias.

Na casa da auxiliar financeira Graciele Petry, a mãe Minnie e o filhote Fred são descendentes de uma gata encontrada na rua Sertão Capivara. Pipoca, hoje falecida, foi resgatada pela família há cerca de cinco anos após ter sido vítima de maus-tratos. “Temos dó deles, então colocamos comida e cuidamos”, conta Graciele.

O chefe do Departamento de Meio Ambiente de Lindolfo Collor, Ismael Petry, reconhece que não há políticas públicas específicas sobre o assunto no município atualmente. “Hoje, quando há algum abandono, e é reconhecido o autor, é feita a denúncia na Brigada Militar ou na Polícia Civil, em Ivoti. O que temos que fazer é conscientizar as pessoas através de campanhas”, diz ele.

Segundo Petry, a ideia de um canil está totalmente descartada, ao contrário de outras. “Vamos tentar fazer agora a vacinação contra a raiva destes animais de rua. Não é um custo muito alto, mas precisamos de recursos”, revela.

Já o prefeito Wiliam Winck diz que o abandono de animais não é um problema específico de Lindolfo Collor. “Não vejo isto como uma epidemia. A castração de um animal de grande porte, hoje, custa em torno de R$ 300 a 400. Com este valor, podemos fazer de 10 a 15 exames médicos. São prioridades que temos de ter”, comenta.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.