Conecte-se conosco

Geral

Em meio à raiva da população, presidente da Turquia reconhece erros

08/02/2023 - 17h11min

Número de mortos em terremoto já subiu para mais de 11 mil (FOTO: Dilaria Senkaia/Reuters)

Líder da nação disse que faltou agilidade depois do terremoto

O Presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, reconheceu nesta quarta-feira, em visita as áreas destruídas no terremoto, na segunda-feira, que faltou agilidade no socorro após terremoto. Ele admitiu o erro, em frente as pessoas que tiveram parentes entre as vítimas da catástrofe natural.

Erdogan comentou que apesar do erro inicial, agora, os serviços de resgate foram normalizados. Além disso, prometeu que ninguém ficaria desabrigado, já que somam-se mais de 11 mil mortos na região. Esses números podem aumentar, já que há muitos prédios que precisam ser verificados para procurar vítimas.

A população está frustrada com a situação do resgate no país. Segundo relatos de agências internacionais, as pessoas enfrentam um frio extremo e falta de comida. Aliado a essas urgências, a condição fica mais grave com as pessoas buscando seus familiares em meio aos escombros.

Na Síria, a nação também foi duramente castigada pelo terremoto, principalmente, na parte norte do país. A própria Síria reconheceu que faltou recursos para atender toda a população prejudicada pela devastação. Esse relato foi dito pelo Embaixador da Síria nas Nações Unidas. O representante também destacou que a dificuldade em prestar socorro se deve aos anos de guerra civil que assolaram o território.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.