Destaques
Em Nova Petrópolis: Cadastro Ambiental Rural já tem 80% de adesão
Nova Petrópolis– Dos cerca de 3 mil proprietários rurais do município, em torno de 80% já realizaram o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que teve o seu prazo limite estendido até o final deste ano. O cadastro é uma exigência da Inspetoria Veterinária, Incra, bancos, e para transferência de propriedade. O maior objetivo é o controle ambiental. Os interessados podem levar a documentação e procurar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
A partir do momento do encaminhamento do Car, os órgãos fiscalizadores ambientais tem acesso a tudo o que alterou na propriedade.
Segundo o presidente do Sindicato Rural, Aloísio Utzig, vai facilitar a vida de muitos produtores, pois antes tinha uma distância de 100 metros da margem do Rio Caí, por exemplo, para plantio, e agora permite uma redução dessa metragem, que diminui de 5 a 15 metros, conforme os módulos (um módulo equivale a 18 hectares). O CAR é necessário para obtenção de financiamentos, ITR, Incra e outros registros fundamentais para os produtores. Os telefones para agendamento em Nova Petrópolis podem ser (54) 3281-1266, e Picada Café, (54) 3285-1266.
Previsão de uso
O levantamento para o cadastro contou com a visualização da área no mapa da Google, sobre o qual é salvo o registro. “É importante ter cuidados para não comprometer a propriedade, pois tem que constar as áreas de preservação permanente (mata ciliar, córregos e vertentes), mas é importante prever o uso futuro de área, mediante o licenciamento, em conformidade com o Código Florestal, que é de 1965, mas foi atualizado em 2012”, explica Utzig.
Também o vice-presidente do sindicato, Ari Boelter, destaca que a maioria dos produtores familiares realizaram o CAR, faltando apenas alguns donos de sítios, que utilizam a área para lazer.
Leia também:
Agências dos Correios poderão emitir carteira de trabalho sem custo