Geral

EM PLENA PRIMAVERA: Santa Maria do Herval registra geada em manhã gelada

08/10/2025 - 16h36min

Registro da geada no interior de Santa Maria do Herval (FOTO: Gervásio Antonio Kuhn)

Por Cleiton Zimer

A manhã desta terça-feira (8) começou gelada em Padre Eterno Baixo, no interior de Santa Maria do Herval, onde os termômetros registraram cerca de 3°C e a geada voltou a aparecer em alguns pontos da comunidade. O fenômeno chamou a atenção dos moradores por ocorrer em plena primavera, estação que começou oficialmente em 22 de setembro.

Em alguns pontos isolados, a paisagem amanheceu coberta por uma fina camada de gelo sobre gramados e plantações, criando um cenário típico de inverno.

O morador Gervásio Antonio Kuhn comentou o episódio com bom humor:
Quando digo que Padre Eterno Baixo é o lugar mais frio do Herval, muitos acham que é exagero. Dia 8 de outubro e geando… quem manda morar aqui!”, brincou.

A queda acentuada de temperatura foi resultado de uma massa de ar frio que ainda influencia o clima no Sul do país, provocando mínimas abaixo do esperado para o início da primavera.

De acordo com a MetSul Meteorologia, o amanhecer desta quarta-feira foi marcado por frio abaixo de zero em diversas regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com temperaturas muito abaixo da média histórica para esta época do ano. A menor temperatura do estado ocorreu em Cambará do Sul, nos Campos de Cima da Serra, onde a estação meteorológica automática registrou -0,6°C.

Com a mínima negativa de hoje, o Rio Grande do Sul chega a 57 dias com temperaturas abaixo de zero em 2025. Segundo a MetSul, foram 3 dias em abril, 6 em maio, 17 em junho, 16 em julho, 11 em agosto, 3 em setembro e um agora em outubro — o que significa que sete meses do ano, ou cerca de 60% do período, tiveram registros de mínimas negativas no estado.

Sair da versão mobile