Geral

Emaia de Nova Petrópolis realiza mais de 5 mil atendimentos no primeiro ano

26/05/2023 - 15h28min

Equipe do Emaia (Créd.: Adriana Rabassa)

Nova Petrópolis – Um espaço acolhedor e dedicado ao bem-estar de jovens e crianças que enfrentam situações de violência ou sofrem com problemas de saúde mental tem se destacado no bairro Logradouro. Trata-se do Espaço Multidisciplinar de Atenção à Infância e Adolescência (Emaia), criado pela Prefeitura no ano passado, que completa seu primeiro ano de funcionamento neste sábado, 27.

Ao longo desse período, a equipe do Emaia realizou 5.711 atendimentos, dos quais 533 só em abril de 2023. Esses atendimentos incluem sessões de psicoterapia, fonoaudiologia, pedagogia e atendimentos em grupo. Semanalmente, o espaço recebe entre 30 a 35 pacientes, demonstrando a importância do serviço para a comunidade.

Surgimento

O surgimento do Emaia foi motivado pela necessidade da rede municipal de fornecer um atendimento mais especializado às crianças e adolescentes. Antes, eles eram encaminhados para o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) ou outros serviços que não podiam oferecer um cuidado individualizado. A coordenadora de Políticas para a Saúde Mental da Prefeitura, Carina Correa da Silva, enfatiza que o Emaia foi um projeto colaborativo que hoje faz toda a diferença.

Serviços

O espaço tornou-se um refúgio para as famílias que encontraram nele um local para buscar ajuda em diversas situações. A equipe ouve, acolhe e auxilia em assuntos diversos, como conflitos familiares, descoberta da sexualidade, ansiedade, angústia, perdas, mediação e dificuldades em relação ao futuro. Os profissionais dedicam-se a colaborar para que os usuários encontrem soluções para seus problemas.

Equipe

A equipe do Emaia é composta por três psicólogos, uma fonoaudióloga, uma pedagoga, uma estudante de psicologia e uma rede de profissionais de saúde, educação e assistência social. Os atendimentos são divididos entre o público infantil e adolescente. Os psicólogos Luis Gustavo Gelain e Mariane Birk atendem principalmente os jovens, enquanto a psicóloga Ana Carolina Rossoni dedica-se às crianças. Além das sessões de terapia, o Emaia oferece grupos de apoio e oficinas de arte e atividade física.

O espaço também se tornou um ponto de referência para a comunidade, oferecendo grupos de apoio e oficinas de arte, como grafite, pintura e rap, ministradas por José Francisco de Souza, conhecido como Frank. As atividades físicas são promovidas pelo educador Geovani Amorim, que também trabalha no Caps.

O Emaia está localizado na rua Pastor Hunsche, 315, no bairro Logradouro, ao lado do Hospital Nova Petrópolis. Os atendimentos podem ser realizados sem necessidade de agendamento às terças e quintas-feiras, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Nos outros dias, o espaço atende mediante encaminhamentos de outros serviços. Mais informações pelo telefone (54) 3298-2673.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário