Destaques
Embaixador japonês visita Ivoti e homenageia morador da Colônia Japonesa
Ivoti – O embaixador japonês Akira Yamada, visitou o município neste sábado, 18, em visita alusiva às comemorações dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil. Yamada esteve na Colônia Japonesa no final da manhã.
Durante encontro iniciado no Memorial e após junto à sede da Associação Cultural Nipo-Brasileira (Acenb) e às salas de aulas de japonês, a autoridade japonesa veio acompanhada pela esposa e o o o Cônsul-Geral do Japão em Curitiba, Hajime Kimura, e pelo Cônsul Takashi Kondo, do Escritório Consular do Japão em Porto Alegre.
Em sua fala o embaixador falou aos moradores sobre o desejo de aproveitar os laços de ambos países, inclusive para juntos trabalharem pela comunidade internacional. Segundo Yamada, hoje o Japão conta com aproximadamente 700 empresas instaladas no Brasil mas que a crise econômica vivida no País diminuiu o ritmo de investimentos, porém, recuperando a vitalidade na economia, os investimentos retornariam.
Hoje o Brasil, segundo o embaixador, conta com mais de dois milhões de descendentes japoneses, e o Japão conta com mais de 180 mil brasileiros vivendo no país, e que por isso, o objetivo do governo japonês é fortalecer os laços.
PEDIDO
O prefeito Martin Cesar Kalkmann, o vice-prefeito Roberto Schneider, os secretários Denise Rodrigues da Silva, Cristiane Spohr, e Renato Veiga Junior, além dos vereadores Satoshi Suzuki e Marli Heinle Gehm acompanharam a visita. No encontro o prefeito ofereceu lembranças da comunidade com apoio da Proagrii, e entregou um ofício pedindo a parceria do governo japonês para a pavimentação do entorno do Memorial, totalizando R$ 1,5 milhão.
HOMENAGEM
A visita ainda contou com homenagem do governo japonês ao morador e imigrante Sadao Suzuki, pelo tempo que contribuiu para o fortalecimento das comunidades gaúchas por meio da Associação Nipo-Brasileira como presidente na Região Sul.