Geral
Emocionante: por telefone, brigadiana salva bebê de 24 dias que se engasgou
Rio Pardo – Um bebê de 24 dias se engasgou e foi salvo por telefone. Uma brigadiana orientou a família para salvar o bebê, em uma ligação de apenas 10 minutos. Na noite dessa quarta-feira, 20, às 19h45, o número 190 da Sala de Operações da Brigada Militar recebeu a ligação de um homem, pai de um bebê de apenas 24 dias, que estava em desespero ao perceber que a criança havia se engasgado e não conseguia respirar. Morador do interior, no distrito de João Rodrigues, ele não conseguiria levar o filho até o hospital, pois levaria mais de 40 minutos para sair de casa e chegar ao hospital.
Operadora da sala da BM no momento em que o telefone tocou, a soldado Rutiane Machado Barros, de 32 anos, passou as primeiras orientações à família. Após seguir os comandos de Rutiane, o casal conseguiu fazer com que o bebê Alisson expelisse um líquido pela boca e conseguisse respirar novamente, porém, com dificuldade. Segundo a brigadiana, a causa mais provável do engasgo é o refluxo, normal em recém-nascidos. O procedimento inclui virar o bebê de bruços sobre a mão e fazer pequenas compressões nas costas.
PASSO A PASSO
- Enquanto isso, a PM já alertou os colegas que estavam na rua para encontrar a família a caminho do hospital.
- Assim que Alisson voltou a respirar a família o levou ao Hospital Regional do Vale do Rio Pardo, onde Rutiane já havia avisado a equipe médica.
- Uma viatura da BM aguardava a família na entrada da cidade para servir de batedor, liberando o trânsito.
- Após ser atendido na emergência da casa de saúde e passar por exames, o pequeno foi liberado. Então, a família foi ao 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) para agradecer à soldado Rutiane e permitir que ela conhecesse Alisson.
- “Foi bem rápido, mas eu dei um colinho pra ele. Eu queria ver a criança e saber que estava bem”, contou Rutiane, à repórter Paola Severo, do jornal Gazeta do Sul, de Santa Cruz do Sul.
Leia mais:
Veja: homem matou pais para ficar com a herança pega 40 anos de prisão
Alunos da Affonso Wolf assaltados na saída da escola