Destaques

“Ensinamos as crianças a lidar com as tomadas de decisões”, diz novo instrutor do Proerd de Dois Irmãos

05/11/2021 - 17h30min

Atualizada em 09/11/2021 - 10h01min

Soldado Razeira esta há seis anos em Dois Irmãos e agora passará a dar aulas no Proerd (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – O soldado José Antônio Maicá Razeira, 34 anos, está entre os 35 policiais militares que se formaram no curso de instrutores do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). Razeira, de Dois Irmãos, é o primeiro colocado na região do Vale do Rio dos Sinos e 11º em todo o Estado, de um total de 85 candidatos que estavam concorrendo à 36 vagas.

O curso foi realizado entre os dias 4 e 15 de outubro, cuja formatura ocorreu em Igrejinha no dia 15. Os policiais foram habilitados a tornarem-se educadores sociais, com capacidade técnica de colocar em prática a filosofia e metodologia do programa com noções de ensino, legislação, dos efeitos biopsicossociais das drogas, compreensão dos jovens, bullyng e violência escolar.

Cada proerdiano está apto a desenvolver os currículos dos anos iniciais e ensino fundamental, entre os 5º’s e 7º’s anos. A previsão é que já estejam nas saladas de aula no próximo semestre, ajudando os jovens a tomar decisões seguras e responsáveis, levando à compreensão deles que cada escolha retorna em uma consequência.

Formatura foi realizada no dia 15 de outubro, em Igrejinha (FOTO: arquivo pessoal)

Orientação e prevenção

O soldado Razeira conta que já tinha o desejo de participar da seleção há alguns anos e que é gratificante estar junto às crianças e jovens, vendo o início da formação social delas. “Além da nossa atividade de ostensividade, de reprimir a parte da criminalidade, esta orientação e prevenção através do Proerd é fundamental. E geralmente os estudantes levam isso para os lares deles e nos tornamos uma referência”.

Soldado Razeira ministrará as aulas do Proerd no próximo semestre (FOTO: Cleiton Zimer)

Razeira pontua que o programa busca, justamente, esta aproximação entre a Brigada Militar e comunidade através das escolas e das famílias, trabalhando fundamentalmente a prevenção de questões sociais. “Ensinamos as crianças a lidar com as tomadas de decisões, modelos de escolhas saudáveis”.

O soldado avalia de forma positiva todo o trabalho feito frente ao Proerd na cidade, enfatizando a atuação dos colegas soldados Josiel Neves e Viviane Keller, também instrutores. “Os reflexos do trabalho deles é visível”.

Detectando vulnerabilidades

Estar na sala de aula junto às crianças, conversando e interagindo com elas de acordo com a sua realidade, faz com que muitas vulnerabilidades sejam detectadas pelos policiais, que, na verdade, se tornam amigos de confiança.

Razeira explica que é possível identificar questões de abuso, por exemplo. Por vezes as crianças não falam para ninguém, mas com a proximidade dos policiais algumas coisas acabam transparecendo e as devidas ações junto com os professores podem ser aplicadas.

12 anos de Brigada Militar

Na Brigada Militar há 12 anos, sendo seis em Dois Irmãos, o soldado Razeira é natural de Santa Maria e já trabalhou como PM em Sapiranga e Novo Hamburgo, onde mora atualmente.

No 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM), além de Razeira, também se formou no Proerd o soldado Dionatan de Vargas Diehl.

Sair da versão mobile