Geral
Entenda a operação de combate ao nazismo que apreendeu materiais em Nova Petrópolis
Ação interestadual cumpriu 15 mandados, sendo três no Estado e dois na cidade
GIAN WAGNER BAUM
Nova Petrópolis – O município de Nova Petrópolis foi novamente ligado ao Nazismo após a Polícia Civil encontrar inúmeros materiais nazistas durante uma busca e apreensão realizada no interior do município. Os mandados de busca e apreensão fizeram parte de uma grande operação interestadual de combate ao neonazismo. Ao todo, foram quinze mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. No Estado, foram um em Passo Fundo e dois em Nova Petrópolis. Já em Nova Petrópolis, um dos alvos, na região central, não foi localizado. Já no interior, após ser recebida à tiros pela esposa de um dos alvos, a Polícia Civil apreendeu inúmeros materiais, armas, livros e faixas nazistas. Questionado sobre o bairro onde ocorreram as apreensões, o delegado Fabio Idalgo Perez respondeu que não poderia dar a informação.
Além do Rio Grande do Sul, foram cumpridas ordens judiciais simultaneamente nos em Florianópolis (SC), Blumenau (SC), Joinville (SC), Curitibanos (SC), Praia Grande (SP), Curitiba (PR), Maringá (PR) e Marialva (PR).
“NOVA SS DE SANTA CATARINA” – A operação de terça-feira é resultado do aprofundamento das investigações da Operação “Gun Project”, que foi deflagrada em outubro do ano passado. Essa investigação apurou a fabricação de arma de fogo, com a utilização de impressora 3D, por uma célula neonazista catarinense. Em encontros presenciais, além de produção de propaganda para fins de divulgação do nazismo, realizavam rituais de culto à doutrina Hitlerista, nos quais os criminosos se autointitulavam “a nova SS de Santa Catarina”.
A operação de hoje faz parte de investigação iniciada há oito meses, cujo inquérito policial permitiu identificar associados e células conexas àquele grupo, espalhados por diferentes Estados. Na ação, além da apreensão de vasto material de cunho nazista e extremista, foram apreendidas quatro armas de fogo e munições. Foram apreendidos aparelhos celulares e computadores. E duas pessoas foram presas em flagrante delito.
ATIROU CONTRA A POLÍCIA
Em Nova Petrópolis, uma mulher suspeita de integrar o grupo neonazista foi presa em flagrante por resistência e disparo de arma de fogo. Ela atirou com uma pistola quando os policiais chegaram no interior da casa onde foram apreendidos os materiais nazistas, além de duas armas de fogo e munições.
Outras prisões
Em Maringá, um dos investigados foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo. No local, foi apreendida uma espingarda calibre 12 GA, munições, material nazista e dispositivos eletrônicos.
Estamparia nazista
Em Passo Fundo a Polícia Civil fez buscas em uma estamparia em que eram produzidas camisetas com símbolos nazistas e supremacistas. O material foi apreendido.